Acordo UE-Mercosul 'caminha lentamente', diz embaixador Marcos Galvão

Sobre a imagem do Brasil no exterior, e a diplomacia adotada pelo País lá fora, Galvão defendeu a volta do "soft power" brasileiro. "Somos reconhecidos e admirados por isso; devemos reforçar esta atitude", disse

© Shutterstock

Economia União Europeia 04/03/21 POR Estadao Conteudo

O acordo entre a União Europeia e o Mercosul "caminha lentamente", disse nesta quarta-feira (3) o embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, em "live" promovida pelo FGV Agro, apresentada pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Segundo o diplomata, a partir de 2019, após a assinatura do acordo, começou-se a fazer uma revisão dos seus termos. "Havia a parte de cooperação e política, que foi concluída no ano passado", citou Galvão. "Mas há algumas coisas que ficaram pendentes."

PUB

Entre elas, conforme o diplomata, está o fato de que a parte europeia exige claramente que o Brasil precisa reforçar seus compromissos, por meio de um documento de apoio e de esclarecimento, "com foco na área ambiental, de desmatamento e em relação ao Acordo de Paris".

Segundo Galvão, o Brasil já sinalizou ao bloco europeu, "de todas as maneiras", que está disposto a ter esse diálogo. "Agora aguardamos o lado europeu, os Estados-membros e a Comissão Europeia conversarem entre si e se entenderem quanto ao que nos querem propor como conteúdo desse documento que acompanharia o acordo na tramitação da ratificação."

Para o diplomata, entretanto, esse processo, por vários motivos, tem demorado mais do que devia, primeiro em função da pandemia de covid-19, além da contração da economia europeia. "Está prevista uma queda de 6% no PIB do bloco, ou seja, mais do que o recuo do nosso PIB, anunciado hoje (ontem, quarta-feira, que foi de -4,1%)", citou. "Esta crise econômica cria um fator adicional (para o atraso)."

Outros motivos apontados por Galvão para a lentidão nas negociações do Acordo UE-Mercosul são as eleições na Alemanha este ano, e na França, no ano que vem. "Lembrando que em ambos os países os Partidos Verdes e movimentos ambientalistas hoje têm força maior do que no ano passado, e o mesmo acontece no Parlamento Europeu", citou o embaixador, referindo-se à pressão ambientalista como empecilho ao fechamento do acordo com o Mercosul.

Entretanto, ele assegurou que não há "nenhuma sinalização de que o acordo não vá avançar, ao mesmo tempo em que ninguém está falando em reabrir o acordo". "Mas, sim, há uma discussão intensa em torno do que seria necessário como complemento político para a tramitação", complementou. "Mas se está havendo demora, digo que a bola está no campo europeu neste momento; a proposta (do documento de compromisso) terá de partir deles, e não de nós." Ele reconheceu, porém, que a questão ambiental é, de fato, um "breque no acordo". "Não vou dourar a pílula só porque sou diplomata."

Sobre a imagem do Brasil no exterior, e a diplomacia adotada pelo País lá fora, Galvão defendeu a volta do "soft power" brasileiro. "Somos reconhecidos e admirados por isso; devemos reforçar esta atitude", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio de Janeiro Há 19 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 1 Hora

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

justica Rio de Janeiro Há 2 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

brasil Alagoas Há 3 Horas

Jovem de 24 anos morre após cair de carro e ser atropelada em João Pessoa

fama Angelina Jolie e Brad Pitt Há 19 Horas

Filho de Angelina Jolie e Brad Pitt faz raríssima aparição em evento

fama Realeza britânica Há 22 Horas

Ladrões entram no Castelo de Windsor enquanto família real dormia

fama Piqué Há 19 Horas

Casa de Piqué vandalizada como forma de protesto. Veja o vídeo

esporte Série B Há 23 Horas

Ceará encara América-MG para seguir dependendo apenas de si pelo acesso na Série B

mundo G20 Há 18 Horas

Argentina adere à Aliança Global contra a Fome após mudar de posição

esporte La Liga Há 20 Horas

Atlético de Madrid teme por Simeone e até já procura um substituto