Extremista que fez segurança a aliado de Trump no dia do motim é detido

Foi detido o militante do grupo de extrema-direita Oath Keepers, que no próprio dia 6 de janeiro, de manhã, esteve fazendo segurança para Roger Stone, ex-assessor de Trump

© Tasos Katopodis/Getty Images

Mundo Capitólio 08/03/21 POR Notícias Ao Minuto

O membro da milícia de extrema-direita Oath Keepers, que esteve de serviço como segurança para Roger J. Stone Jr., ex-assessor de Donald Trump, no dia do ataque ao Capitólio, foi detido com relação à insurreição, segundo anunciaram hoje as autoridades federais, citadas pelo New York Times.

PUB

Roberto Minuta foi detido no sábado em Nova York e foi acusado de invasão da sede do Congresso, depois de ameaçar e provocar "de forma agressiva" agentes de autoridade, de acordo com a queixa criminal, que foi esta segunda-feira divulgada.

Os procuradores referem, ainda, que quando o suspeito foi detido perguntou aos agentes federais porque é que o estavam prendendo pelo motim e não estavam investigando o movimento 'Black Lives Matter' e os ativistas do grupo de extrema-esquerda Antifa.

What do the Proud Boys, Spazzo, Roger Stone, Alex Jones, Michael Flynn, Stewart Rhodes, and the Oath Keepers have in common?This guy, Robert Minuta, from Newburgh, NY, who the FBI arrested today in relation to the Capitol riot. Story w @thegregwalters https://t.co/PDf2HW1tfN pic.twitter.com/TnYEZLNLQ2

— Tess Owen (@misstessowen) March 8, 2021

O homem de 36 anos de idade, que mora no Texas, já tinha sido identificado pela imprensa no mês passado como uma de seis pessoas ligadas à milícia Oath Keepers que protegeram Roger Stone, aliado do ex-presidente, na manhã de 6 de janeiro ou no dia anterior (como pode ver na imagem).

Vale lembrar que Stone foi um dos aliados de Trump que, na reta final do mandato, beneficiou de indulto ou perdão presidencial. O ex-assessor tinha sido condenado a uma pena de 40 meses de prisão por ter mentido ao Congresso, manipulado testemunhas e por obstrução à investigação relativamente à possível coordenação entre a campanha de Trump e a Rússia em 2016.

Os Oath Keepers, um grupo paramilitar maioritariamente composto por ex-agentes de autoridade e veteranos do exército, foi uma das organizações de extrema-direita com maior presença no motim de 6 de janeiro, em Washington D.C., que culminou com a morte de cinco pessoas, entre as quais um polícia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia