Renault, Toyota e VW Caminhões e Ônibus interrompem produção no BR

Com os novos anúncios, já são oito o número de fabricantes que decidiram paralisar as linhas de montagem em um momento afetado pelo descontrole do contágio e por uma falta generalizada de componentes

© Shutterstock

Economia Carros 26/03/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Renault, Toyota e VWCO (Volkswagen Caminhões e Ônibus) anunciaram nesta quinta (25) que irão interromper a produção devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.

PUB

Com os novos anúncios, já são oito o número de fabricantes que decidiram paralisar as linhas de montagem em um momento afetado pelo descontrole do contágio e por uma falta generalizada de componentes.

Nissan, General Motors, Volkswagen, Mercedes e Scania foram as primeiras a confirmar as paralisações nas linhas de montagem.

A Renault vai interromper as atividades na fábrica de São José dos Pinhais (PR) a partir de segunda-feira (29), e a retomada está prevista para 5 de abril. Os trabalhadores das áreas administrativas seguem em home office.

As empresas não adotarão férias coletivas, mas, sim, sistemas de compensação futura dos dias não trabalhados.

A fabricante de origem francesa diz que não há problema de falta de peças no momento. "A decisão tem como objetivo contribuir para o isolamento social neste momento em que diferentes cidades adotaram medidas mais restritivas, e em alinhamento com o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba", diz o comunicado divulgado pela marca.

Nissan, General Motors, Volkswagen, Mercedes e Scania já haviam anunciado as paralisações nas linhas de montagem.

A Toyota também afirma que tomou a decisão em conjunto com os sindicatos locais. A produção nas quatro fábricas -todas localizadas no estado de São Paulo- será suspensa a partir de segunda-feira (29) e retomada no dia 5 de abril em São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz. A unidade de Indaiatuba voltará no dia 6. de suspender sua produção a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de março.

Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil disse nesta quarta (24) que a empresa ainda não foi muito afetada pela falta de componentes.

"A medida tem como objetivo contribuir com a redução de circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia no país, além de atender a antecipação de feriados por parte de autoridades em algumas dessas regiões", diz a nota divulgada pela montadora de origem japonesa.

Localizada em Resende (RJ), a fábrica da VW Caminhões e Ônibus terá as atividades paralisadas nesta segunda (29), com retorno no dia 5 de abril. "A empresa manterá os serviços de atendimento à sua rede de concessionários e de suporte aos clientes, garantindo os serviços necessários para a continuidade do transporte de cargas e de passageiros em todo o país", diz a montadora, por meio de comunicado.

Além da preocupação com os colaboradores, as paradas têm sido motivadas pela falta de peças e pela pressão dos sindicatos.​

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS AFETADOS PELAS PARALISAÇÕES NAS MONTADORAS

Nissan: 850Volkswagen: 15 milMercedes-Benz: 10 milScania: 4.000Renault: 7.000Toyota: 5.600General Motors: não divulga

Leia Também: Paradas de montadoras vão aumentar fila por veículo pesado

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalhadores Há 22 Horas

Veja lista de deputados que assinaram a favor da mudança na escala 6 x 1

politica Pesquisa Há 14 Horas

Lula lidera corrida eleitoral de 2026 contra bolsonaristas, mostra pesquisa CNT/MDA

fama Neymar Há 19 Horas

Neymar exibe tênis cravados de Swarovski (que valem quase R$ 40 mil)

brasil Clima Há 14 Horas

Há risco de ciclone bomba atingir o Brasil? Veja a previsão do tempo

mundo Eleições EUA Há 21 Horas

Trump exclui Melania de 'foto de família' com Musk; veja o momento!

esporte Óbito Há 18 Horas

Promessa da LDU e da seleção do Equador, volante Marco Angulo morre aos 22 anos

lifestyle Obstipação Há 20 Horas

Adeus inchaço! Nutricionista sugere bebida contra prisão de ventre

fama Novela Há 21 Horas

Ana Maria Braga aponta erro em trama de 'Mania de Você'

justica Rio de Janeiro Há 19 Horas

Se lembra do caso do 'Tio Paulo'? Justiça realiza hoje primeira audiência

fama Óbito Há 16 Horas

Paul Di'Anno, do Iron Maiden, morreu após problema no coração