Secovi-SP: vendas de imóveis em fevereiro sobem 19,6%, mas lançamentos caem

As vendas somaram 5.009 unidades, crescimento de 49% frente a janeiro e expansão de 19,6% em relação ao mesmo mês do ano passado

© Shutterstock

Economia Casa Própria 31/03/21 POR Estadao Conteudo

O mercado imobiliário paulistano teve alta nas vendas e queda nos lançamentos em fevereiro - mês que, assim como no ano passado, foi o último antes da eclosão de uma crise sanitária em São Paulo. Os dados do mercado fazem parte de pesquisa realizada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi) e antecipada ao Estadão/Broadcast.

PUB

As vendas somaram 5.009 unidades, crescimento de 49% frente a janeiro e expansão de 19,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, as vendas atingiram 52.886 unidades, aumento de 1,1%. A cidade registrou o lançamento de 1.680 moradias em fevereiro, queda de 6,4% ante janeiro e baixa de 23,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, os lançamentos totalizaram 61.115 unidades, retração de 8,1%.

A velocidade de vendas (indicador que mede a quantidade de vendas no período perante o total disponível) foi de 10,5% em fevereiro. Esse patamar foi mais alto que em janeiro (6,9%) e um pouco abaixo do mesmo mês do ano passado (10,7%).

O estoque de apartamentos disponíveis para venda, considerando unidades na planta, em obras e recém-construídas, estava em 42.561 unidades no fim de fevereiro. O montante está 6,6% abaixo de janeiro, mas 22,1% acima do mesmo mês do ano passado.

Avaliação dos resultados

"O mês de fevereiro teve diminuição de lançamentos, mas as vendas seguiram expressivas", avaliou o presidente do Secovi, Basílio Jafet. A baixa dos lançamentos foi "meramente estatística", sem uma causa aparente, segundo ele. No último mês, os índices de confiança do setor produtivo estavam sadios e não foram motivo para postergação de novos projetos pelos empresários, afirmou.

No caso das vendas, os juros baixos continuam sendo a principal motivação para compra dos imóveis como moradia ou investimento. Além disso, a casa própria ganhou ainda mais importância em uma época marcada pelo confinamento. Ambos os efeitos vão perdurar e estimular a continuidade das vendas, estimou o presidente do Secovi.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo