Ernesto ganha cargo administrativo no Itamaraty enquanto Bolsonaro decide nova função

A partir de agora, Ernesto deve despachar de uma sala no anexo 1 do Itamaraty, onde trabalha todo o segundo escalão da instituição

© Getty Images

Política ERNESTO-ARAÚJO 01/04/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Retirado do cargo de chanceler após forte pressão do centrão e de empresários, o ex-ministro Ernesto Araújo recebeu nesta quarta-feira (31) uma posição subordinada ao setor administrativo do Itamaraty.

PUB

De acordo com interlocutores, a ideia é que ele permaneça na lotação até que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decida o destino dele: se fica no Brasil ou se é enviado para alguma missão no exterior.

Por ora, ele foi designado para a secretaria de gestão administrativa do Itamaraty.

A estrutura, responsável entre outros temas por tratar das remoções para o exterior, é chefiada pela embaixadora Cláudia Buzzi.

A partir de agora, Ernesto deve despachar de uma sala no anexo 1 do Itamaraty, onde trabalha todo o segundo escalão da instituição.

Em uma situação normal, o esperado seria que Ernesto fosse enviado para chefiar alguma embaixada no exterior.Mas a demissão do ex-chanceler ocorreu em circunstâncias excepcionais, em meio a uma rebelião aberta de senadores contra a gestão dele no Itamaraty.

Lideranças no Senado -entre elas a presidente da comissão de Relações Exteriores, Kátia Abreu (PP-TO)- já deixaram claro que não pretendem dar a bênção para a designação de Ernesto como embaixador de uma missão diplomática fora do Brasil.

Dessa forma, o ex-ministro converteu-se em uma espécie de elefante branco para seu sucessor, o também diplomata Carlos França.

Sem condições políticas de ser designado para uma embaixada, as opções para o futuro de Ernesto foram reduzidas.

Uma das alternativas é que ele seja enviado para uma posição fora do Brasil que não requer confirmação do Parlamento, como a missão brasileira junto à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Ernesto também poderia ser incumbido com o comando de um consulado, outro cargo que dispensa aprovação do Senado. Mas são posições consideradas abaixo da relevância que um ex-chanceler tem na instituição.

Pessoas que acompanham a transição das duas administrações dizem que Ernesto pediu alguns dias para decidir qual cargo pretende pleitear.

A ideia de nomeá-lo para a secretaria de gestão administrativa foi uma forma de evitar que o ex-ministro permanecesse sem função na carreira.

Mas a possibilidade de que a solução tampão se alongue por um período maior preocupa diplomatas. No anexo 1 do Itamaraty, Ernesto despachará ao lado dos secretários da nova administração. Também estará a poucos passos do gabinete do novo ministro, o que faz membros da carreira temerem que ele queira exercer alguma influência sobre as decisões de França.

O chanceler recém-nomeado, por sua vez, dedicou os últimos dias a montar sua equipe no Itamaraty.

Ele definiu que seu número dois será o embaixador Fernando Simas, hoje representante permanente do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos).

Simas entrou na carreira em 1980. Com isso, França decidiu colocar na secretaria-geral do Itamaraty um diplomata experiente e que já comandou uma embaixada no exterior -no caso, a de Quito.

França, por sua vez, é um embaixador recém-promovido e ainda não comandou nenhuma embaixada fora do Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 20 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

fama Luciano Camargo Há 21 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

politica Brasil Há 22 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

fama Gisele Bündchen Há 22 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

mundo Casamento Há 22 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Silvio Santos Há 20 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 20 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 20 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 21 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

politica Atentado Brasília Há 15 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília