Procurador-geral de Justiça denuncia Fernando Cury por importunação sexual

Os 86 deputados presentes na sessão votaram para aumentar de 119 para 180 dias o prazo de suspensão, o que implica na desmontagem da estrutura do gabinete e convocação do suplente

© Agência Alesp

Política denúncia 04/04/21 POR Estadao Conteudo

O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia à Justiça contra o deputado estadual paulista Fernando Cury (Cidadania) por importunação sexual contra a colega Isa Penna (PSOL). "O deputado Fernando Henrique Cury agiu com clara intenção de satisfazer sua lascívia, praticando atos que transcenderam o mero carinho ou gentileza, até porque não tinha nenhuma amizade, proximidade ou intimidade com a vítima, violando assim, também, o seu dever funcional de exercer o mandato com dignidade", diz um trecho da denúncia, por ato libidinoso sem consentimento, cuja pena é de até cinco anos de reclusão.

PUB

O documento, revelado pelo jornalista Pedro Campos, da Rádio Bandeirantes, e obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, é assinado pelo procurador-geral de Justiça, Mário Sarrubbo, e foi formalizado no último dia 20, antes mesmo da votação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que determinou o afastamento de Cury por seis meses.

Os 86 deputados presentes na sessão votaram para aumentar de 119 para 180 dias o prazo de suspensão, o que implica na desmontagem da estrutura do gabinete e convocação do suplente. A punição foi comemorada por Isa, que defendia a ampliação do período de desligamento. Na avaliação da deputada, o resultado "abre precedente inédito no Brasil".

Em seu segundo mandato, Fernando Cury passou a estampar manchetes depois que foi denunciado por assédio sexual por Isa Penna em meados de dezembro. O episódio aconteceu durante uma sessão orçamentária e foi transmitido ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo no YouTube. No vídeo, a deputada aparece conversando com o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), quando Cury se aproxima da Mesa Diretora e se posiciona atrás dela, colocando a mão na lateral de seus seios.

Em depoimento ao Conselho de Ética, Cury chegou a pedir desculpas à colega de parlamento "por qualquer tipo de constrangimento e por qualquer tipo de ofensa" que ele tenha causado. De acordo com o deputado, o abraço foi "um gesto de gentileza" por interromper a conversa dela com o presidente da Assembleia.

Especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo já haviam indicado que o deputado poderia ser processado pelo crime de importunação sexual. Cabe à Justiça aceitar ou não a denúncia que pode torná-lo réu no caso.

COM A PALAVRA, O ADVOGADO ROBERTO DELMANTO JÚNIOR, QUE REPRESENTA FERNANDO CURY

"O deputado estadual Fernando Cury irá defender-se perante o Tribunal de Justiça de São Paulo, demonstrando que jamais cometeu crime de importunação sexual contra a deputada Isa Penna."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 11 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 13 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 10 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 11 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 12 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

fama Vanessa Carvalho Há 11 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

lifestyle Smartphone Há 11 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 11 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 21 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes