© Divulgação
No dia 26 de janeiro, será lançado o aplicativo Q48, que vai unir em uma única ferramenta tudo o que alguém precisa para perder peso e faz parte do "Queima de 48 Horas", programa de homefitness mais famoso do Brasil, com mais de 35 mil alunos. A ferramenta, de download gratuito, traz funções especiais para quem já é aluno do sistema, mas também pode ser usada com os treinos disponíveis na internet. "Agora, acessar o Q48 está muito mais divertido", conta o preparador físico Vinícius Possebon, criador do programa, que busca revolucionar o processo de emagrecimento, provando que não é preciso gastar horas na academia e incluindo na programação diária entre 5 e 15 minutos de atividade física por dia apenas.
PUB
O principal destaque do novo aplicativo é a área denominada "Personal Q48", que faz com que seja possível carregar no bolso todos as ferramentas necessárias para treinar em qualquer hora ou local. "Este espaço foi programado para mostrar ao aluno o caminho completo para realizar cada fase do treino, desde o aquecimento até o alongamento", revela. "Descomplicamos ao máximo o processo, para que com apenas um 'play' o aluno possa ter todos os benefícios do treinamento de forma intuitiva".
Outra grande vantagem da ferramenta é a criação de um senso de comunidade com todos os alunos do Q48. "Ao acessar, a primeira coisa que o usuário vê é a quantidade de pessoas que estão treinando naquele momento, provando que ele não está sozinho nessa jornada por uma vida mais saudável e feliz", conta.
Construindo vencedores
O que torna o app divertido é a transformação do processo de emagrecimento em um grande jogo, que deixa tudo mais leve. "Conforme o usuário vai avançando nos exercícios, colocando as fotos após cada estágio do Q48, compartilhando seus resultados nas redes sociais, por exemplo, ele conquista medalhas pelo bom desempenho", destaca Possebon. O coach lembra que incluir o espírito competitivo na busca por uma vida mais saudável faz com que as pessoas tenham um engajamento maior com a nova atividade. "Isso reforça a sensação de que é preciso comemorar cada conquista ao longo do processo e gera uma sensação de vitória ao final do treinamento".
Além disso o usuário poderá acessar um calendário com todo o histórico dos treinos realizados, visualizar um infográfico com o avanço nos diferentes níveis de treinos do programa, além de desafiar amigos a realizar o Q48. "Ao entrar com o nome de usuário e senha, o aplicativo sincroniza todas as informações da plataforma, incluindo backup do histórico", destaca Possebon, ressaltando que não é preciso ser assinante para utilizar a ferramenta. "Quem não é assinante poderá cadastrar os treinos que já estão disponíveis gratuitamente".
Mesmo com uma versão beta mais simples, o Q48 já alcançou mais de 390 mil downloads. Com as novas possibilidades da versão definitiva, o número deve aumentar ainda mais. "Recebemos muitos pedidos e percebemos que o aplicativo seria realmente utilizado, principalmente porque além de fazer o treino por meio de um contador, que calcula o tempo preciso de cada série de movimentos, o aluno pode também treinar seguindo os vídeos de cada ciclo", explica o preparador físico.