Biden expulsa diplomatas russos e impõe sanções a Moscou

Segundo o anúncio da Casa Branca, os EUA impuseram sanções contra 32 entidades e indivíduos russos por campanhas de desinformação com o objetivo de interferir nas eleições presidenciais de 2020, em que Biden foi eleito ao derrotar o republicano Donald Trump

© Getty Images

Mundo EUA-RÚSSIA 15/04/21 POR Folhapress

BAURU, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (15) a expulsão de dez diplomatas russos e a imposição de novas sanções contra a Rússia, em resposta à interferência do Kremlin nas eleições americanas e às operações de hackers russos em agências governamentais e empresas privadas.

PUB

Segundo o anúncio da Casa Branca, os EUA impuseram sanções contra 32 entidades e indivíduos russos por campanhas de desinformação com o objetivo de interferir nas eleições presidenciais de 2020, em que Biden foi eleito ao derrotar o republicano Donald Trump.

O governo americano também se juntou à União Europeia, Reino Unido, Austrália e Canadá e anunciou medidas contra oito pessoas e entidades associadas à ocupação russa na Crimeia, exigindo que o país de Vladimir Putin "cesse imediatamente seu acúmulo militar e retórica inflamada". A região anexada pela Rússia em 2014 tem sido palco de movimentações militares recentes que acentuaram os sinais de uma crise diplomática envolvendo Moscou, Washington, Kiev e a Otan (aliança militar ocidental).

"O governo Biden deixou claro que os Estados Unidos desejam um relacionamento estável e previsível com a Rússia. Não achamos que precisamos continuar em uma trajetória negativa", diz o comunicado divulgado pela Casa Branca. "No entanto, também deixamos claro –pública e privadamente– que defenderemos nossos interesses nacionais e imporemos custos para as ações do governo russo que buscam nos prejudicar."

Além das acusações de interferência nas eleições, os EUA acusam a Rússia de se envolver em "atividades cibernéticas maliciosas", usar a "corrupção transnacional", agir contra dissidentes e jornalistas, minar a segurança países e regiões aliadas dos americanos e violar princípios consagrados do direito internacional.

Biden também assinou um decreto em que instrui o Tesouro americano a proibir instituições financeiras dos EUA de participarem de algumas negociações específicas envolvendo títulos de dívida pública emitidos pela Rússia. A ordem executiva ainda designa como alvos seis empresas russas que teriam dado suporte a ataques cibernéticos orquestrados pelo serviço de inteligência de Putin.

O conjunto de sanções também é apontado pelo governo Biden como uma resposta aos relatórios da inteligência americana que acusam a Rússia de ter oferecido recompensas ao Taleban para matar tropas da coalizão liderada pelos EUA no Afeganistão. Nesta quarta-feira (14), Biden divulgou um plano para a retirada de soldados americanos e da Otan do país do sul da Ásia e "acabar com esta guerra eterna".

Antes mesmo do anúncio, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, adiantou que Moscou consideraria ilegais as sanções impostas pelos EUA e que reagiria com base no princípio da reciprocidade, respondendo na mesma moeda.Em nota, o Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que a resposta ao movimento de Biden será inevitável e convocou o embaixador americano em Moscou para prestar explicações, um movimento que, tradicionalmente, reflete um agravamento das relações diplomáticas entre países.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 21 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

fama Tragédia Há 18 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 20 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca

brasil São Mateus do Sul Há 19 Horas

Equipe médica e paciente morrem em acidente com ambulância no Paraná

fama Justiça Há 11 Horas

Baldoni é processado por ex-assessora em polêmica envolvendo Blake Lively

esporte Redes Sociais Há 18 Horas

Muçulmano, Salah posta foto celebrando Natal e é criticado por internautas: 'Hipocrisia'

justica Violência Há 20 Horas

PM dá tiro à queima-roupa em jovem que gravava abordagem em Osasco, em SP

fama Celebridades Há 22 Horas

Celebridades que são médicos ou enfermeiros e você não sabia

fama Saúde Há 23 Horas

Preta Gil começou fisioterapia e já fica em pé após cirurgia, diz Gominho