Papa pede unidade e reconciliação no Brasil para superar a pandemia

"A pandemia não excluiu qualquer pessoa no seu rasto de sofrimento", lamentou o pontífice

© Lusa

Mundo Covid-19 15/04/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

O Papa Francisco pediu hoje "unidade e reconciliação" no Brasil para superar a pandemia de covid-19 e "outro vírus que há muito infecta a humanidade, o vírus da indiferença", numa mensagem enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

PUB

"Peço ao Senhor Ressuscitado que esta Assembleia Geral dê frutos de unidade e reconciliação para todo o povo brasileiro e na Conferência Episcopal. Unidade que não é uniformidade, mas sim harmonia", disse o pontífice numa mensagem em vídeo exibida na 58ª Assembleia Geral da CNBB.

Na gravação, Francisco dirigiu-se aos bispos e a todos os brasileiros num momento em que o país enfrenta uma das provas mais difíceis da sua história, a pandemia de covid-19, que já deixou mais de 360 mil mortos.

"Gostaria, em primeiro lugar, de expressar a minha proximidade às centenas de milhares de famílias que choram a perda de um ente querido. Jovens e velhos, pais, médicos e voluntários, santos ministros, ricos e pobres: a pandemia não excluiu qualquer pessoa no seu rasto de sofrimento", lamentou o pontífice.

Francisco encorajou os bispos brasileiros a não desistir e a seguir o exemplo de Jesus de Nazaré que, com a sua ressurreição, "mostra que é possível superar este momento trágico".

Neste sentido, o líder da Igreja Católica pediu ao povo e ao clero para que sejam caridosos, "a chorar com os que choram e a dar a mão, especialmente aos mais necessitados, para que voltem a sorrir".

"É possível superar a pandemia, é possível superar as suas consequências. Mas só o conseguiremos se estivermos unidos. A Conferência Episcopal deve ser uma neste momento, porque as pessoas que sofrem são uma", afirmou o papa.

Francisco, ao recordar a sua "inesquecível" viagem apostólica ao Brasil em 2013, a primeira do seu pontificado, assegurou que a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no país, dá "uma mensagem de recomposição do que está separado".

Francisco disse que atuar como "instrumento de unidade" é a missão da Igreja brasileira, "hoje mais do que nunca", e afirmou que "é preciso deixar de lado as divisões e desavenças".

Dessa forma, continuou, a sociedade e os governantes do Brasil serão inspirados a "trabalhar juntos para superar não só o coronavírus, mas também outro vírus, que há muito infecta a humanidade: o vírus da indiferença, que nasce do egoísmo" e "gera injustiça social".

O Brasil é o segundo país com mais mortes por covid-19 (361.884), depois dos Estados Unidos, e o terceiro em número de infectados (13.673.507), depois dos EUA e da Índia.

A pandemia de SARS-CoV-2 fez pelo menos 2.974.651 mortos em todo o mundo. No total, mais de 138.213.350 infeções foram oficialmente diagnosticadas desde o princípio da crise sanitária.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 14 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 10 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

politica Eleições Há 3 Horas

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

mundo Inglaterra Há 12 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 13 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

fama Maidê Mahl Há 12 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica Pé de Serra Há 11 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 12 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

justica MORTE-SP Há 11 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 11 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular