© Reprodução / Twitter
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Santos encara o Barcelona (EQU) nesta terça-feira (20), às 19h15, na Vila Belmiro, em estreia na fase de grupos da Copa Libertadores da América. O time brasileiro precisou passar por duas etapas preliminares em sistema de mata-mata para se juntar aos 32 times do torneio continental.
PUB
Até agora, o Santos está invicto na competição. Atual vice-campeão e dono de três troféus da Libertadores, a equipe dirigida por Ariel Holan tem o retrospecto de duas vitórias e dois empates. Contra o Deportivo Lara, da Venezuela, ganhou por 2 a 1 na Vila Belmiro e empatou por 1 a 1 fora de casa. Diante do San Lorenzo, venceu por 3 a 1, na Argentina, e empatou por 2 a 2 em Brasília (DF).
Na estreia no Grupo C, encara um adversário contra o qual tem vantagem no retrospecto -três vitórias, um empate e uma derrota. As lembranças recentes, porém, não são favoráveis ao Santos. Pelas quartas de final da Libertadores de 2017, o Alvinegro arrancou um empate por 1 a 1 no Equador, mas perdeu por 1 a 0 na Vila Belmiro e foi eliminado do torneio.
O Santos ainda vive em momento de reconstrução do time em relação à temporada passada. Com um novo treinador -o argentino Ariel Holan é o sucessor de Cuca-, o time alvinegro perdeu jogadores importantes, como o zagueiro Lucas Veríssimo e o meia Diego Pituca. Além disso, tem baixas importantes por lesão (Sandry, Jobson, Carlos Sanchez e Raniel).
Com 11 jogos na temporada 2021 -nove deles dirigidos por Holan-, o Santos vem em um bom momento na Libertadores, mas coleciona instabilidade no Campeonato Paulista. O torneio tem sido usado para a utilização de promessas das categorias de base, já que está sendo disputado simultaneamente à Libertadores.
Para encarar o Barcelona (EQU), porém, Holan deve voltar a mexer no time que empatou com o San Lorenzo há uma semana. Vinicius Balieiro pode retornar ao time para reforçar a marcação no meio-campo. Outra possibilidade é o recuo de Soteldo, com a entrada de Lucas Braga no lado esquerdo do ataque.
Dessa forma, Felipe Jonatan retorna para a lateral esquerda, enquanto Pará atuará na direita. No ataque, Kaio Jorge já voltou a atuar, mas a vaga de centroavante deve permanecer com Marcos Leonardo. Marinho, principal estrela do time santista, está confirmado entre os titulares.
SANTOS
João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres, Felipe Jonatan; Alison, Gabriel Pirani, Soteldo; Marinho, Marcos Leonardo, Lucas Braga (Vinícius Balieiro). T.: Ariel Holan
BARCELONA (EQU)
Javier Burrai; Mario Pineida, Fernando León, Williams Riveros; Byron Castillo, Nixon Molina, Bruno Piñatares, Michael Hoyos, Emmanuel Martínez, Damián Díaz; Carlos Garcés. T.:
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 19h15 desta terça-feira
Juiz: Andrés Matonte (URU)