Países da América do Sul já vacinam jogadores com doses doadas pela Conmebol

Para os clubes que tomaram a vacina durante a estadia no Paraguai ainda não está definido quando e onde vão receber a segunda dose. Essa questão logística ainda será definida pela Conmebol

© REUTERS

Esporte Conmebol 10/05/21 POR Estadao Conteudo

Enquanto no Brasil ainda não há autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o recebimento das doses da vacina contra a covid-19 doadas pela China para a Conmebol, países como Paraguai e Uruguai já começaram a imunizar os seus jogadores desde a semana passada. Por enquanto, o único time brasileiro vacinado é o Atlético Goianiense - os atletas receberam a primeira dose na última quinta-feira, em Assunção, quando enfrentaram o Libertad na capital paraguaia pela Copa Sul-Americana.

PUB

A Conmebol recebeu da farmacêutica chinesa Sinovac um lote de 50 mil vacinas e, além de enviar doses para os países do continente, montou um posto de imunização em sua sede no Paraguai. Lá já foram vacinadas as delegações de times que viajaram ao Paraguai para disputar jogos da Copa Libertadores e da Sul-Americana - casos do Atlético Nacional, Independiente Santa Fe e La Equidad (todos da Colômbia), além de árbitros e assistentes e o Atlético Goianiense. De acordo com a Conmebol, essas doses serão descontadas das cotas correspondentes de cada país.

Para os clubes que tomaram a vacina durante a estadia no Paraguai ainda não está definido quando e onde vão receber a segunda dose. Essa questão logística ainda será definida pela Conmebol.

A Associação Uruguaia de Futebol (AUF, na sigla em espanhol) iniciou o processo de vacinação de seus atletas no lendário estádio Centenário, em Montevidéu. No Paraguai, o processo de imunização está avançado. A federação local montou um posto de vacinação e os primeiros a receber as vacinas foram os jogadores do Sportivo Luqueño, seguidos por Cerro Porteño e Guaraní. Integrantes da seleção paraguaia também foram vacinados e, no último sábado, começaram a ser aplicadas as primeiras doses para os times de futebol feminino.

A previsão é de que todos os jogadores que participarão da Copa América, que será disputada na Argentina e na Colômbia entre 13 de junho e 10 de julho, também sejam vacinados. "Teremos uma Copa América mais segura, sempre cumprindo os protocolos de saúde", afirmou o presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez. Por isso, a meta da entidade é aplicar as duas doses da vacina antes do início do torneio.

A vacinação de atletas, no entanto, não é unânime. O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, disse que o clube foi sondado extraoficialmente pela Conmebol, mas que recusaria a imunização.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 14 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 16 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 13 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 15 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 15 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 14 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 14 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 14 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 16 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad