Contra Covid, China vai instalar uma barreira física no topo do Everest

O objetivo da medida é impedir que alpinistas de um lado entrem em contato com os do outro, dificultando assim a transmissão do coronavírus na região

© Getty Images

Mundo CHINA-CORONAVÍRUS 11/05/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ponto mais alto do mundo vai ganhar uma linha divisória. O governo chinês anunciou neste domingo (9) que pretende criar uma barreira física no alto do monte Everest, na fronteira entre o país e o Nepal.

PUB

O objetivo da medida é impedir que alpinistas de um lado entrem em contato com os do outro, dificultando assim a transmissão do coronavírus na região.

Atualmente não existe nenhuma divisória física para os escaladores.

A notícia foi confirmada por Nyima Tsering, que dirige a pasta responsável por regular as atividades do Everest do lado chinês, para a agência estatal de notícias Xinhua. O dirigente não deu detalhes de como a barreira vai funcionar e nem um prazo para sua instalação.

O pico da montanha, local onde está a fronteira entre os dois países, fica a mais de 8.800 metros acima do nível do mar.

Tradicionalmente, os alpinistas dos dois lados se encontravam nesse espaço, mas a China quer impedir que isso aconteça porque o vizinho passa atualmente por uma segunda onda de coronavírus..

No domingo, o Nepal registrou 88 mortes por causa da doença, um recorde na pandemia. O número de casos novos diários, que não alcançava 200 no início de abril, agora chega a quase 9.000. No total, o país de 28 milhões de habitantes registrou 403.794 casos confirmados de coronavírus e 3.859 mortes.

Por causa da pandemia, a escalada do Everest estava proibida desde o ano passado, mas recentemente o governo nepalês liberou novamente a atividade.

Até o momento, 408 escaladores receberam autorização para tentar fazer a escalada pelo lado do Nepal este ano, um recorde. Do lado chinês, foram apenas 21 autorizações deste tipo.

De acordo com o jornal The New York Times, o acampamento onde os escaladores ficam no Nepal antes de concluir a escalada teve um surto de coronavírus e muitos alpinistas foram contaminados –dezenas de pessoas tiveram que ser resgatadas de helicóptero e levadas para hospitais da capital, Katmandu, após apresentarem sintomas enquanto subiam a montanha.

Por isso, o governo chinês também anunciou mais medidas de proteção, incluindo a instalação de um posto de controle na saída de seu acampamento-base. Agora, os alpinistas e seus guias terão que passar pelo local e, em caso de suspeita de contaminação, deverão ficar em isolamento antes de serem liberados para deixar a montanha.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 13 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

justica Sete Lagoas Há 23 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

mundo Austrália Há 22 Horas

Cobra atrasa voo na Austrália e é removida por passageiro famoso

politica Kids pretos Há 12 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Jhei Soares Há 20 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Racismo Há 14 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

fama Liam Payne Há 21 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

esporte Fortuna Há 13 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

lifestyle Dicas Há 21 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

fama Elton John Há 22 Horas

Elton John revela perda de visão no olho direito devido a uma infecção