Paraguaio Alejandro Domínguez é eleito novo presidente da Conmebol

Ele era candidato único à sucessão do também paraguaio Juan Angelo Napout, que foi detido na Suíça e encontra-se em liberdade condicional nos EUA

© Reprodução

Esporte Entidade 26/01/16 POR Estadao Conteudo

O Paraguai continua à frente do futebol sul-americano. Alejandro Domínguez foi oficialmente confirmado como novo presidente da Conmebol, aclamado pelos representantes das 10 federações nacionais de futebol da América do Sul. Ele era candidato único à sucessão do também paraguaio Juan Angelo Napout, que foi detido em dezembro na Suíça e encontra-se em liberdade condicional nos Estados Unidos.

PUB

Além de Domínguez, a assembleia da Conmebol também elegeu o colombiano Ramón Jesurun como primeiro vice-presidente e Laureano González, da Venezuela, como segundo vice-presidente. São eles os dois primeiros da linha sucessão do novo presidente, que tentará ser o primeiro em décadas a não terminar na cadeia.

Estão em maus lençóis os últimos três mandatários da Conmebol: o paraguaio Nicolás Leóz, em prisão domiciliar em Assunção, o uruguaio Eugenio Figueredo, detido em Montevidéu, e Napout, que aceitou a extradição para os Estados Unidos. Os três são acusados pela Justiça norte-americana, entre outros crimes, de corrupção.

Domínguez chega à presidência após uma eleição sem adversários, já que o único outro candidato, o uruguaio Wilmar Valdez, desistiu do pleito. O paraguaio é aliado de Napout e contou com o respaldo de Argentina e Brasil para se candidatar sem opositores.

Filho de Osvaldo Domínguez Dibb, ex-presidente do Olímpia, Domínguez dirigia o jornal "La Nación", de propriedade da família. Eleito nesta terça-feira, terá mandato até 2019. Entre as atribuições, além de tentar tirar a Conmebol da lama, terá que lidar com a insatisfação dos clubes com relação aos repasses pelos direitos de transmissão da Libertadores.

O Congresso Extraordinário da Conmebol também definiu que Domínguez ocupará a cadeira da entidade na vice-presidência da Fifa, enquanto Luis Segura, da Argentina, será indicado para o Comitê Executivo da Fifa. Isso significa que o Brasil passa a ficar sem nenhum cargo no futebol internacional. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 18 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 17 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 12 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 15 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

mundo Reino Unido Há 17 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 15 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

mundo Inglaterra Há 9 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia Bancos Há 19 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

lifestyle Cérebro Há 19 Horas

Neurologistas alertam para hábito comum que prejudica muito a memória

tech Rede Social Há 19 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta