Clubes brasileiros e argentinos dominam mata-mata da Copa Libertadores

Das 16 equipes classificadas e envolvidas no sorteio, 12 representam Brasil ou Argentina no primeiro mata-mata da competição

© REUTERS

Esporte Libertadores 01/06/21 POR Estadao Conteudo

A Conmebol define nesta terça-feira em Luque, no Paraguai, os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores, principal competição de clubes do continente. Das 16 equipes classificadas e envolvidas no sorteio, 12 representam Brasil ou Argentina no primeiro mata-mata da competição - 75% do total. Os intrusos são Olimpia e Cerro Porteño, do Paraguai, Barcelona, do Equador, e Universidad Católica, representante do Chile.

PUB

O domínio se acentuou depois de uma série de mudanças que a confederação realizou no torneio no final de 2016, ano em que Atlético Nacional, da Colômbia, e Independiente del Valle, do Equador, decidiram o título. Na ocasião, a equipe colombiana ficou com o troféu após vitória por 1 a 0 no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, com gol do centroavante colombiano Miguel Borja.

No fim da temporada, a Conmebol decidiu estender o calendário da competição durante todo o ano e aumentar o número de vagas. O Brasil, que até 2016 tinha cinco (quatro via Campeonato Brasileiro e uma para o campeão da Copa do Brasil), passou a ter sete.

Os argentinos também foram agraciados com mais uma vaga. O número de representantes, que era de cinco até 2016, passou para seis a partir da temporada seguinte.

Desde então, a presença dos dois países nas oitavas de final ficou mais acentuada. No ano passado, das 16 equipes, nove pertenciam a Brasil ou Argentina. Nos anos anteriores - em 2019, 2018 e 2017 -, o número de representantes da dupla foi de 10, 12 e 10, respectivamente.

Curiosamente, os quatro campeões deste período foram Grêmio, River Plate, Flamengo e Palmeiras. A última final com uma equipe de outro país foi justamente em 2016, entre Atlético Nacional e Independiente del Valle, ano em que a Conmebol optou por mudanças.

O sorteio ocorre nesta terça-feira, a partir das 13 horas (de Brasília). O Brasil é representado por Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras e São Paulo. Os confrontos das oitavas de final estão marcados para julho.

Confira a divisão dos potes das oitavas de final da Libertadores:

Pote 1 - Palmeiras, Internacional, Barcelona-EQU, Fluminense, Racing-ARG, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Atlético-MG;

Pote 2 - Defensa y Justicia-ARG, Olimpia-PAR, Boca Juniors-ARG, River Plate-ARG, São Paulo, Universidad Católica-CHI, Vélez Sarsfield-ARG e Cerro Porteño-PAR.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 2 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

mundo Krish Arora Há 21 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 22 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

esporte FLAMENGO-GABIGOL Há 22 Horas

Gabigol custou milhões e decidiu, mas sai de graça do Flamengo

esporte Treta Há 21 Horas

Neymar rebate apresentador Fred Bruno após críticas: 'Esse é um fanfarrão'

fama Celebridades Há 22 Horas

Casais LGBTQ+ que você talvez não conheça ou já esqueceu

fama Liam Payne Há 16 Horas

Fotografia de Liam Payne antes de morrer gera revolta nas redes sociais

fama Kim Kardashian Há 21 Horas

Kim Kardashian mostra árvore de Natal gigante e minimalista; veja

justica Sete Lagoas Há 4 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

lifestyle Sono Há 22 Horas

Três mudanças simples que podem ajudá-lo a dormir muito melhor