Depressão: Maior estudo até ao momento destaca fatores de risco genéticos

Um novo estudo detectou 178 partes do genoma que estão relacionados com a doença psiquiátrica. Os cientistas esperam que a descoberta contribua para melhorar os tratamentos

© Noticias ao minuto

Lifestyle Saúde mental 01/06/21 POR Notícias ao Minuto

Há muito que a comunidade médica e científica provou que elementos genéticos são significativos quando se trata da possibilidade de sofrer de depressão e, agora, investigadores do do Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos (VA) elaboraram um estudo, divulgado na Nature Neuroscience, que identifica novas variantes genéticas que aumentam o risco de desenvolver o transtorno, conforme explica um artigo publicado na revista Galileu. Essa foi a mais detalhada pesquisa genômica já realizada sobre a depressão, foram analisados mais de 300 mil genomas de voluntários do Million Veteran Program e mais 1 milhão de dados provenientes de outros biobancos, nomeadamente o UK Biobank, FinnGen e 23andMe.

PUB

Através do estudo de associação genômica ampla (GWAS), os investigadores compararam os códigos genéticos de modo a discernir quais variantes nos genes os indivíduos com a doença tendem a ser portadores.

Os dados apurados, indica a Galileu, mostraram que 178 partes do genoma estão relacionadas a um risco mais exacerbado de depressão. Denominadas de loci, 77 jamais haviam sido identificadas até ao momento.

Adicionalmente, os cientistas detectaram, nesses 178 pontos, 223 polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs), que consistem em variações particulares numa base (nucleotídeo) de um gene.

De acordo com o investigador Joel Gelernter, da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos EUA, num comunicado emitido à imprensa: "tal permite-nos utilizar as informações para identificar drogas que já estão aprovadas para outras indicações e podem ser aproveitadas para o tratamento da depressão". 

De salientar que as análises revelaram que determinados fatores de risco da depressão são igualmente válidos para transtornos de ansiedade e de estresse pós-traumático.

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 16 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 19 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 21 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 20 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 19 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 20 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 20 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 13 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 15 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca