Economia reage, mas não o suficiente para atingir maioria do povo, diz Meirelles

"O auxílio emergencial teve um papel importante, garantiu a renda de famílias que estavam ou ainda estão fora do mercado de trabalho", disse o ex-ministro

© REUTERS

Economia Ex-ministro 08/06/21 POR Estadao Conteudo

O ex-ministro da Fazenda e atual secretário de Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou que a economia brasileira está se recuperando, mas ainda não o suficiente para atingir a maior parte da população e para resolver o endividamento excessivo de grande parte das companhias. Em webinar da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil, Meirelles reconheceu o papel fundamental das medidas adotadas pelo governo federal para amenizar os efeitos da pandemia de covid-19 na economia, mas destacou que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 (-4,10%) ainda ficou aquém da média mundial (-3,50%).

PUB

"O auxílio emergencial teve um papel importante, garantiu a renda de famílias que estavam ou ainda estão fora do mercado de trabalho. Injetou recursos na economia e o consumo reagiu. Houve empréstimos importantes para companhias. Não foi uma queda dramática, mas com consequências sérias para a economia", disse ele, lembrando que o desemprego aumentou "enormemente".

O ex-ministro mais uma vez fez a comparação com a economia de São Paulo, que, segundo ele, foi uma das poucas regiões do mundo que cresceu em 2020, com alta de 0,30%, conforme ele.

Meirelles disse que o que foi decisivo foi o combate direto à extensão da contaminação e aumento da gravidade da pandemia de covid-19. "Não há trade off entre saúde e economia. Tem que proteger a saúde. Fizemos medidas de restrição e depois uma série de protocolos com uma série de setores econômicos para, pouco a pouco, a economia pudesse retomar de maneira mais sólida, com população melhor orientada do que o restante do País."

Meirelles finalizou que a vacina é o "nome da solução" para a economia. "É o ritmo de vacinação que vai determinar o ritmo de recuperação da economia."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Viih Tube Há 22 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

mundo Dylan Thomas Há 22 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Miguel Azevedo Há 22 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

mundo EUA Há 19 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

brasil Atentado Há 15 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

politica EXPLOSÃO-DF Há 23 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

tech Inteligência Artificial Há 21 Horas

IA do X diz que Musk é um dos principais disseminadores de 'fake news'

fama Grammy Latino Há 21 Horas

Grammy Latino 2025: Brasileiros brilham em noite de premiações em Miami

fama PAULA-FERNANDES Há 22 Horas

Paula Fernandes rebate boatos de antipatia e faz desabafo nas redes

fama Cuiabá Há 15 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado