Apenas 5,5 milhões de pessoas se vacinaram contra a gripe em São Paulo

Em todo o Brasil, menos de 30% do público-alvo compareceu a um posto de saúde para tomar a vacina de gripe este ano

© Shutterstock

Brasil Gripe 09/06/21 POR Agência Brasil

Cerca de 5,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe no estado de São Paulo. Com isso, o estado atingiu apenas 40% da meta de imunizar 13 milhões nas primeiras duas fases da campanha de vacinação contra a Influenza. Apesar de estar abaixo da meta, a cobertura vacinal no estado é superior à média nacional. Em todo o Brasil, menos de 30% do público-alvo compareceu a um posto de saúde para tomar a vacina de gripe este ano.

PUB

Hoje (9), a campanha de vacinação contra a gripe entra na terceira etapa e começa a atender novo público-alvo.

Até o dia 9 de julho devem ser vacinados 5,1 milhões pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Na primeira fase, iniciada no dia 12 de abril, a campanha era destinada a vacinar 5,5 milhões de crianças, gestantes, profissionais da saúde e puérperas, além de indígenas. Mas apenas 2,7 milhões de pessoas desse público-alvo compareceram aos postos de saúde – 1,79 milhão de crianças (54,4% de cobertura vacinal), 208,2 mil gestantes (47,6%), 683 mil profissionais da saúde (44%), 39,1 mil puérperas (54,4%) e 5,8 mil indígenas (100%).

Na segunda fase da campanha, terminada ontem, era a vez de imunizar 7,8 milhões de idosos e professores, mas apenas 2,7 milhões compareceram. Desses grupos, foram vacinados 2,5 milhões de idosos (35,4%) e 195,2 mil professores (35,8%).

De acordo com a Secretaria de Saúde, esses grupos podem continuar comparecendo aos postos mesmo com o início da terceira etapa da campanha, que se estende até o dia 9 de julho.

“Contamos com a participação dos nossos idosos e também dos professores para que se protejam contra o vírus Influenza. É fundamental a conscientização de todos os públicos da campanha para a vacinação", reforçou a diretora de Imunização da Secretaria, Nubia Araújo.

Segundo dados da secretaria, em 2020, foram registrados no estado de São Paulo, 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza, com 119 óbitos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Aposentados Há 2 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

fama Despedida Há 22 Horas

Familiares e amigos se despedem de Ney Latorraca

esporte Violência Há 2 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

brasil Rio de Janeiro Há 4 Horas

Mulher descobre traição do marido e expõe os dois na igreja; vídeo

mundo Japão Há 4 Horas

Assassina conhecida como 'Viúva Negra' morre no corredor da morte

fama Dua Lipa Há 23 Horas

Dua Lipa está noiva? Um grande anel de diamantes indica que sim

fama Celebridades Há 5 Horas

Relembre grandes nomes que nos deixaram em 2024

economia Dinheiro Há 21 Horas

Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta

esporte Futebol Há 22 Horas

Ídolos da seleção aprovam nome de Ronaldo para a CBF

fama Relato Há 21 Horas

Atriz de Bridgerton revela que a mãe não gostou das suas cenas 'quentes'