Governo nomeia cirurgiã para chefiar nova secretaria de enfrentamento à Covid

Rosana Leite de Melo irá chefiar a nova secretaria de enfrentamento à Covid no Ministério da Saúde

© Divulgação / Hospital Regional de Campo Grande<br />

Brasil Ministério da Saúde 17/06/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após trocar duas vezes indicações anteriores, o governo nomeou nesta quinta-feira (17) a médica Rosana Leite de Melo para chefiar a nova secretaria de enfrentamento à Covid no Ministério da Saúde. Criada há pouco mais de um mês, a área deve ser responsável por estratégias de combate à epidemia no país.

PUB

Até então, Melo era diretora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que atua dentro da rede de referência no atendimento à Covid no estado. Na terça (15), o Diário Oficial da União publicou a cessão da médica, que era vinculada à UFMS, para ocupar o cargo no Ministério da Saúde.

Formada em medicina pela mesma universidade, e servidora federal desde 2003, Melo tem residência médica em cirurgia geral e oncológica. Também é especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e tem mestrado em Saúde e Desenvolvimento na região Centro-Oeste pela UFMS.

Antes de assumir o cargo, Melo já atuou por três anos no Ministério da Educação, onde foi coordenadora de residências em saúde e diretora da área de desenvolvimento da educação em saúde. Ela deixou a pasta em 2019.

A criação da nova secretaria tem sido apontada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, como uma das bandeiras de sua gestão no enfrentamento à pandemia. Formalizada por decreto há um mês, a pasta, porém, tem passado por idas e vindas na escolha dos titulares.

Antes da nomeação de Melo, Queiroga chegou a anunciar outros dois nomes para a secretaria. O primeiro deles foi o do atual coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fontana. A indicação, porém, foi revista em seguida, devido ao foco na vacinação no país.

No lugar de Fontana, foi escolhida a médica infectologista Luana Araújo. Em maio, Araújo chegou a participar formalmente de evento como nova secretária da área. A médica, porém, teve a indicação retirada antes mesmo de tomar posse.

Desde então, Queiroga vem dando diferentes versões para a retirada da indicação. Inicialmente, negou interferência do Planalto. Em seguida, disse que os nomes indicados precisavam de "validação técnica e política". Já em depoimento à CPI da Covid, afirmou que tomou a decisão por conta própria devido ao que chamou de "resistências" à sua indicação.

Antes de ser oficializada no ministério, Araújo já havia criticado em entrevistas a insistência pelo uso da cloroquina contra a Covid. Ela reforçou as críticas em depoimento à CPI após ter tido a indicação retirada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

fama HELÔ-PINHEIRO 22/12/24

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

brasil ACIDENTE-MG Há 23 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 21 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 19 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson