Justiça suspende vacinação de adolescentes contra covid-19 em Betim (MG)

A interrupção se deu após ação civil pública do Ministério Público do Estado de Minas Gerais contra o município

© Getty Images

Brasil Vacinação 18/06/21 POR Estadao Conteudo

Foi suspensa a vacinação contra covid-19 em adolescentes de 12 a 14 anos que estavam sendo imunizados desde a quarta-feira, 16, no município de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. A interrupção se deu após ação civil pública do Ministério Público do Estado de Minas Gerais contra o município.

PUB

A decisão é do juiz Taunier Cristian Malheiros Lima da Vara Empresarial, da Fazenda Pública e Autarquias, de Registros Públicos e de Acidentes do Trabalho da Comarca de Betim. A justificativa exposta pelo documento é a "inobservância dos Planos Nacional e Estadual de Vacinação e legislação do Sistema Único de Saúde, sobretudo quanto à vacinação dos grupos prioritários".

A suspensão da vacinação vigora, segundo o documento, até que seja comprovada a imunização dos grupos prioritários, assim como de todos os maiores de 18 anos residentes na cidade. O descumprimento da decisão acarreta multa pessoal no valor de R$ 500 por cada vacina aplicada.

Já estavam sendo imunizados os estudantes da rede municipal de ensino, matriculados no 7º, 8º e 9º ano. A previsão era de que a vacinação chegasse ao fim na sexta-feira, 18. A justificativa para a aplicação de doses da vacina nesta faixa da população é a de garantir a segurança da volta às aulas.

Em nota, o município de Betim informou que está recorrendo da liminar e que a decisão da prefeitura em imunizar o grupo está amparada pela Nota Técnica nº 717/2021, do Ministério da Saúde, que permite o início da vacinação de grupos não previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) de forma concomitante com os prioritários. A prefeitura destacou que segue imunizando os grupos previstos no PNI.

Já o Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou em nota que o êxito da imunização contra a covid "só será possível mediante o envolvimento das três esferas de gestão em esforços coordenados no Sistema Único de Saúde (SUS), mobilização e adesão da população à vacinação" e que, por isso, qualquer modificação na lógica prioritária de vacinação "subverte a lógica da proteção que a vacinação confere, inclusive, sob a perspectiva de imunização coletiva".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 14 Horas

Regras do Pix mudam a partir de novembro

fama Argentina Há 15 Horas

'Bebemos álcool', dizem prostitutas que acompanhavam Liam Payne em hotel

fama Sean 'Diddy' Combs Há 16 Horas

Diddy tinha uma obsessão com William e Harry (e molduras dos príncipes)

fama Angelina Jolie Há 16 Horas

Angelina Jolie acompanhada por suposto novo amor em pré-estreia de filme

brasil UNIVERSIDADE-MA Há 7 Horas

Palestrante mostra as nádegas e rebola em evento da federal do Maranhão

fama Relacionamento Há 14 Horas

Cruz Beckham é flagrado em clima de romance com cantora brasileira

fama Óbito Há 8 Horas

Namorada de Liam Payne explica por que deixou a Argentina antes dele

mundo Israel Há 16 Horas

Drone é lançado em direção a casa de Netanyahu

tech Espaço Há 13 Horas

NASA compartilha fotografia incrível do cometa C/2023 A3

lifestyle Cabelos grisalhos Há 15 Horas

Os benefícios surpreendentes em deixar o cabelo branco!