Índia bate recorde de vacinas contra Covid aplicadas por dia

A vacinação de indianos com mais de 18 anos estava disponível desde o dia 1º de maio, mas o governo federal comprava apenas 50% das doses

© Reuters

Mundo Coronavírus 21/06/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após uma mudança no sistema de vacinação contra a Covid-19, a Índia atingiu um recorde diário de doses aplicadas nesta segunda-feira (21), de acordo com o Ministério da Saúde.

PUB

A medida, que alterou o sistema de compra e venda de vacinas, levou à aplicação de 8,3 milhões de doses, um aumento de aproximadamente 177% em comparação à média de doses aplicadas nas últimas três semanas. Essa é a segunda mudança no sistema de compras de vacinas da Índia, que tem sido revisada de acordo com a resposta dos governos estaduais ao programa de imunização.

A vacinação de indianos com mais de 18 anos estava disponível desde o dia 1º de maio, mas o governo federal comprava apenas 50% das doses, deixando estados e hospitais privados como concorrentes na compra da outra metade dos fármacos. Agora, o governo nacional vai comprar e distribuir 75% das doses disponíveis, de acordo com um comunicado oficial, o que permite que mais cidadãos sejam vacinados de maneira gratuita.

Ainda sim, no comunicado, o governo indiano incentivou cidadãos com condições financeiras a se vacinarem em hospitais privados.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, comemorou o recorde no Twitter: "A vacina continua sendo nossa maior arma contra a Covid-19. Parabéns a todos que se vacinaram e cumprimentos a todos os trabalhadores da linha de frente trabalhando duro para garantir que tantos cidadãos tomem a vacina".

Desde o início da pandemia, Modi defende as virtudes da ioga e o tratamento com plantas medicinais para combater o vírus, afirmações contestadas pelos cientistas. Em um pronunciamento à nação nesta segunda, ele afirmou que a prática de ioga por trabalhadores da linha de frente do enfrentamento da pandemia é um "escudo protetor" contra o coronavírus.

Desde janeiro deste ano, apenas aproximadamente 4% dos adultos indianos tomaram as duas doses da vacina. O recorde anterior de doses de vacina contra o coronavírus aplicadas no país havia sido de 5,26 milhões no dia 4 de junho, de acordo com dados do Our World in Data.

Em meio a uma segunda onda de casos, o governo indiano afirma que o número de mortes pelo coronavírus no país vem diminuindo, mas estudos com modelos de epidemiologistas estimam que esse número pode ser cinco vezes maior do que o divulgado.

O Partido do Congresso, de oposição, acusou as autoridades de deixarem de notificar pelo menos 61 mil mortes desde 1º de maio. O governo, por sua vez, afirma que a imposição de lockdowns e o avanço da vacinação levaram à diminuição de casos.

Com a diminuição de restrições, a população indiana e a comunidade científica esperam uma terceira onda de infecções, que deve atingir o país nas próximas seis a oito semanas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 13 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 10 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

politica Eleições Há 3 Horas

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

mundo Inglaterra Há 12 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 13 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

fama Maidê Mahl Há 11 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica Pé de Serra Há 11 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 12 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

justica MORTE-SP Há 10 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 11 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular