Quartararo ganha etapa da Holanda da MotoGP com dobradinha da Yamaha

Com mais uma vitória na temporada, agora são quatro, Quartararo abriu 34 pontos de vantagem sobre Johann Zarco, o quarto em Assen

© Getty Images

Esporte MotoGP 27/06/21 POR Estadao Conteudo

Fabio Quartararo levou a melhor nas 26 voltas da etapa da Holanda da MotoGP, em dia de dobradinha da Yamaha no pódio, em Assen. Após assumir a ponta na volta 5, o francês dominou toda a corrida, diante de 11,5 mil espectadores, para ampliar ainda mais sua vantagem na liderança do Mundial. Maverick Viñales foi o segundo, com Joan Mir em terceiro.

PUB

Com mais uma vitória na temporada, agora são quatro, Quartararo abriu 34 pontos de vantagem sobre Johann Zarco, o quarto em Assen. A comemoração foi inusitada. Ele desceu da moto para "jogar golfe" no circuito holandês.

Segundo no grid, Quartararo largou bem e assumiu a liderança, com Francesco Bagnaia logo atrás. Viñales, o pole, caiu para o quarto lugar. O líder do Mundial, porém, não conseguiu fechar a primeira volta na frente após ser ultrapassado pelo italiano. Marc Márquez saiu em 20°, sua pior posição num grid, mas ganhou nove posições em somente uma volta.

Ducati e Yamaha travavam belo duelo na frente, com trocas de posições e Quartararo e Bagnaia se revezando na liderança. A briga era intensa. O francês assumiu a ponta na volta cinco, desta vez sem permitir o troco, e já foi abrindo seis segundos de vantagem.

Valentino Rossi sofreu queda feia, destruindo sua moto, e foi o primeiro a abandonar a corrida em Assen. Não sofreu lesões graves, contudo. Ele perdeu o controle e foi parar na área de escape.

Quartararo disparou na frente e a briga se limitou às outras posições no grid. Takaaki Nakagami colou em Bagnaia, trazendo Viñales junto. Jack Miller acabou caindo sozinho e após a volta foi excluído da prova.

Bagnaia levou punição por exceder o limite de pista e o japonês acabou perdendo rendimento. Viñales subiu para o segundo lugar, com Johann Zarco em terceiro, Joan Mir em quarto e Miguel Oliveira em quinto.

Restando três voltas para o fim, com as motos da Yamaha sobrando, a briga era pelo terceiro lugar, com três pilotos buscando o pódio. Em bela recuperação, Marquez lutava pelo sexto lugar com Bagnaia. Mas não conseguiu ultrapassar. Zarco ainda perdeu o lugar no pódio para Mir.

A temporada da MotoGP agora dá uma pausa para as férias. A etapa de Estíria, no circuito Red Bull Ring, na Áustria, será somente no dia 8 de agosto. Serão cinco semanas de descanso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 16 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 17 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 12 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 19 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 12 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 18 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 18 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 14 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 14 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?