Brasil vence Polônia de virada e conquista título inédito da Liga das Nações

Este é o primeiro título do vôlei brasileiro da Liga das Nações

© Divulgação

Esporte VÔLEI-MASCULINO 27/06/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com atuação consistente e os destaques individuais de Leal e Wallace, a seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Polônia por 3 sets a 1 (22/25, 25/23, 25/16 e 25/14) neste domingo (27), em Rimini, na Itália, e conquistou o título inédito da Liga das Nações.

PUB

A vitória diante de uma das principais potências do vôlei reforça ainda mais o status de favorito do Brasil por uma medalha de ouro nos Jogos de Tóquio.O técnico Renan Dal Zotto, que está em recuperação no Brasil após superar quadro grave de Covid-19, deverá anunciar os 12 atletas que vão à Olimpíada nesta semana. O time embarcará para o Japão no dia 12 de julho.

Brasil e Polônia decidiram as duas últimas Copas do Mundo, em 2014 e 2018, e os europeus levaram a melhor. Na Liga das Nações de 2019, os brasileiros também foram derrotados na briga pelo terceiro lugar.Em entrevista recente à Folha, Dal Zotto apontou a Polônia como uma das principais candidatas na briga por medalha olímpica ao lado de Estados Unidos, Rússia, França e Itália.

Neste domingo, Carlos Schwanke, auxiliar de Dal Zotto, começou com Bruninho, Wallace, Lucarreli, Leal, Maurício Souza, Lucão e o líbero Thales. A novidade em relação ao time que passou pela França na semifinal foi a entrada de Lucão no lugar de Isaac, que sentiu dores no pé.

Antes da partida, Lucarelli cruzou os braços em referência a Wakanda Forever, símbolo do personagem Pantera Negra.

A partida começou equilibrada e com os dois times sacando muito bem, além das atuações inspiradas do oposto Kurek, da Polônia, e do ponta Leal, cubano naturalizado no Brasil.

A seleção polonesa também contava com o cubano Leon, que complicou a vida dos brasileiros com saques potentes. Após desperdiçar dois contra-ataques, Bruninho clareou para Lucarelli finalizar e deixar a seleção em vantagem, 19 a 18. Mas o capitão Kubiak recolocou a Polônia à frente, Leon marcou de ace e Kurek garantiu o primeiro set dos poloneses.

O Brasil empatou no segundo set e cresceu no jogo principalmente com a subida de produção de Wallace. A equipe chegou a abrir cinco pontos de diferença e, quando viu os poloneses encostarem no placar, Leal conseguiu o set point. Na sequência, Leon sacou na rede: 25 a 23.Com o confronto empatado, a Polônia se perdeu em alguns momentos do terceiro set, enquanto Wallace dinamitou as investidas de Leon. Diferentemente do equilíbrio nas duas primeiras parciais, os brasileiros venceram a terceira por uma diferença de nove pontos, e a última, por 25 a 14.

Este é o primeiro título do vôlei brasileiro da Liga das Nações. O torneio foi criado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em 2018, substituindo o Grand Prix e a Liga Mundial -nesta, o Brasil é o maior vencedor com nove taças.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Lido di Camaiore Há 13 Horas

Brasileira atropela sete pessoas e mata duas jovens turistas na Itália

fama Educação Há 12 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Cristiano Ronaldo em Portugal

mundo TikTok Há 12 Horas

Tendência viral no TikTok leva crianças ao hospital com queimaduras grave

politica ALEXANDRE-MORAES Há 11 Horas

Parlamentares dos EUA querem cancelar vistos de Moraes e de outros ministros do STF

fama Gal Costa Há 14 Horas

Viúva e filho de Gal Costa chegam a acordo sobre herança e venda de casa

fama Família Cazarré Há 13 Horas

Com filha internada, Letícia Cazarré reflete sobre a luta de Guilhermina

mundo EUA Há 13 Horas

Menino de 12 anos salva pai durante ataque de urso de 90kg

justica Ceará Há 14 Horas

Idosas são presas por mandar matar irmã e cunhado em disputa de herança

fama O-KANNALHA Há 8 Horas

Quem é O Kannalha, músico de 27 anos que se envolveu com Preta Gil

brasil Rebouças Há 14 Horas

Aluna de 10 anos passa mal em escola no Paraná e morre após ser socorrida