SP reserva 14 mil doses da vacina da Janssen para moradores de rua

O imunizante foi o primeiro a ser aprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o regime de imunização de apenas uma dose

© Getty Images

Brasil VACINA-JANSSEN 28/06/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo reservou 14 mil das 114 mil doses do imunizante da Janssen recebidas neste sábado (26) pelo município, para concluir a vacinação da população de rua que tem mais de 18 anos a partir desta segunda-feira (28). O imunizante foi o primeiro a ser aprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o regime de imunização de apenas uma dose.

PUB

O objetivo desta nova etapa é completar a vacinação dessa população que não está cadastrada nos centros de acolhida da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e que ainda não se imunizou.

A aplicação de vacinas contra o coronavírus no público cadastrado nos centros começou em fevereiro e mais de 21.754 doses foram aplicadas desde então, segundo a prefeitura.

De acordo com o censo de 2019, mais 24 mil pessoas estão em situação de rua na cidade de São Paulo. A prefeitura diz que 11,6 mil estão acolhidas e 12,6 mil vivem nas ruas.

As outras 100 mil doses do imunizante da Janssen, fabricado pela farmacêutica belga-americana Johnson & Johnson, foram distribuídas às 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e serão destinadas à vacinação do público elegível.

O Brasil já recebeu 3 milhões de doses da Janssen, divididos em três lotes. A autorização temporária para uso emergencial da vacina contra a Covid-19 foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 31 de março. NO estado de São Paulo, a cidade de São Caetano do Sul (ABC) foi a primeira a usar o imunizante.

Nesta segunda, a cidade de São Paulo começa a imunizar também pessoas com 46 anos de idade, público estimado em 170.479 moradores da capital. Já na terça-feira (29), será a vez da faixa etária de 45 anos, com o mesmo público estimado.

A primeira ou a segunda dose dos demais imunizantes estão disponíveis em uma das 468 UBSs, nas AMAs/UBSs Integradas, nos 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), nos 16 megapostos com acesso a pedestres, nos mais de 130 postos volantes, na rede de farmácias parceiras e nos 20 postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru.

Para tentar evitar os problemas com falta de doses, como ocorreu na semana passada, a prefeitura anunciou no sábado (26) que as pessoas que forem tomar a segunda dose da Coronovac deverão procurar os postos no período da tarde.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 1 Hora

Regras do Pix mudam a partir de novembro

esporte Futebol Há 19 Horas

Messi surpreende e indica jogador inusitado como seu favorito a Bola de Ouro

fama Família Há 22 Horas

Após Sabrina Sato revelar gravidez, Duda Nagle diz querer ter mais filhos

fama LUTO Há 19 Horas

Robbie Williams fala de saúde mental e diz que estendeu a mão a Liam

mundo Aidente Há 1 Hora

Brasileira morre em Portugal e amigos fazem mutirão em busca de família

fama Relacionamento Há 23 Horas

Heloisa Périssé e Mauro Farias se separam após 22 anos

brasil Saúde Há 19 Horas

Pacientes receberam coração, rins, fígado e córnea de doadores infectados por HIV

fama Relacionamento Há 51 mins

Cruz Beckham é flagrado em clima de romance com cantora brasileira

brasil Tragédia Há 22 Horas

Menino de 6 anos morre após ser picado por abelha no Paraná

fama Óbito Há 20 Horas

Louis Tomlinson homenageia Liam Payne e o elenca como mais importante da One Direction