Salles diz que STF não poderia ter retido seu passaporte e recorre de decisão

O ex-ministro teve o passaporte apreendido pela Polícia Federal na semana passada

© Getty Images

Política Ex-ministro 30/06/21 POR Estadao Conteudo

O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles entrou com um agravo regimental no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a ordem que impede sua saída do País. Ele teve o passaporte apreendido pela Polícia Federal na semana passada.

PUB

No agravo, a defesa do ex-ministro sugere duas alternativas: a reconsideração da decisão pela ministra Cármen Lúcia, que decretou a medida após parecer favorável da Procuradoria Geral da República (PGR), ou a discussão da questão no plenário do tribunal.

A ordem da ministra foi dada no inquérito aberto a partir da notícia-crime apresentada pelo delegado Alexandre Saraiva, ex-chefe da Polícia Federal no Amazonas, que acusou Salles de usar o cargo para patrocinar interesses privados de madeireiras.

O argumento dos advogados do ex-ministro é o de que Cármen Lúcia não deveria ter analisado o pedido. Isso porque, quando a ordem de retenção do passaporte foi expedida, Salles já tinha anunciado a saída do governo Bolsonaro - o que deve implicar na remessa da investigação para primeira instância em razão do fim do foro privilegiado.

"Tendo havido a comunicação da perda do cargo, o fato deveria ter sido objeto de apreciação pela eminente Ministra Relatora, em prejuízo, inclusive, à análise de aplicação de medida cautelar, já que, ao tempo em que discutida e decidida a questão, a E. Corte já não mais tinha competência para apreciar o feito", diz um trecho do documento enviado ao STF.

A defesa também afirma que Salles não tem planos de se ausentar do País e alega que ele está 'focado em esclarecer as acusações' e em 'buscar um novo trabalho'.

"Pode-se gostar ou não da política ambiental do governo e toda atividade humana é passível de crítica. Há que se respeitar, porém, o pensamento diverso, apreciando-se com isenção os fatos", escreveram os advogados.

Salles também é alvo de um segundo inquérito no Supremo, conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, que apura a suspeita de favorecimento de empresas na exportação ilegal de madeira. No último dia 16, Moraes autorizou o envio do celular entregue à Polícia Federal pelo ex-ministro aos Estados Unidos para ser desbloqueado pela agência US Fish and Wildlife Sevice.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Viih Tube Há 21 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

mundo Dylan Thomas Há 21 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Miguel Azevedo Há 21 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

mundo EUA Há 18 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

politica EXPLOSÃO-DF Há 22 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

brasil Atentado Há 14 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

fama Viih Tube Há 23 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

tech Inteligência Artificial Há 20 Horas

IA do X diz que Musk é um dos principais disseminadores de 'fake news'

fama Grammy Latino Há 20 Horas

Grammy Latino 2025: Brasileiros brilham em noite de premiações em Miami

fama PAULA-FERNANDES Há 21 Horas

Paula Fernandes rebate boatos de antipatia e faz desabafo nas redes