Palmeiras mantém tabu contra o Sport, vence e se consolida na briga pela ponta

O time palmeirense construiu o placar com um gol de Gustavo Scarpa, ainda no primeiro tempo, e segurou o resultado durante toda a etapa final, quando adotou uma postura mais cautelosa.

© Cesar Greco

Esporte Campeonato Brasileiro 04/07/21 POR Estadao Conteudo

Sem perder para o Sport em Pernambuco desde 2014, o Palmeiras manteve o tabu ao vencer o adversário por 1 a 0 neste domingo, em jogo válido pela nona rodada do Brasileirão, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife. O time palmeirense construiu o placar com um gol de Gustavo Scarpa, ainda no primeiro tempo, e segurou o resultado durante toda a etapa final, quando adotou uma postura mais cautelosa.

PUB

A vitória suada consolida a equipe comandada por Abel Ferreira na disputa pelas primeiras posições do campeonato, provisoriamente em segundo lugar, com os mesmos 19 pontos do Athletico-PR, que está acima por vantagem no saldo de gols, mesmo com um jogo a menos. Os dois ainda podem ser ultrapassados pelo Red Bull Bragantino. Já o Sport tem seis pontos, com chances de terminar a rodada dentro da zona de rebaixamento.

Nos primeiros minutos de jogo, os dois times mostraram propostas parecidas. Aquele que tinha a bola valorizava a posse e buscava encontrar espaços com paciência, configuração que não durou tanto para o lado do Sport, logo engolido por um Palmeiras mais ligado e organizado. De qualquer maneira, o time paulista evoluiu aos poucos, até tomar totalmente o controle da partida, a partir da segunda metade da etapa inicial.

O goleiro Maílson foi colocado para trabalhar, sem muito esforço, em finalizações de Raphael Veiga e Gustavo Scarpa, e viu o nível de dificuldade aumentar ao fazer uma defesa em dois tempos após chute forte de Deyverson, tudo isso entre os 27 e 32 minutos. A pressão continuou aumentando, até Danilo encaixar boa jogada individual pela direita, limpando a marcação antes de cruzar por baixo. Scarpa veio de trás, entrou sozinho na área e deu de encontro com a bola, de canhota, para tirar o zero do placar, aos 37.

Os minutos finais antes do intervalo foram de reação rubro-negra. Durante a blitz, além de terem criado jogadas de perigo, os jogadores do Sport reclamaram muito de um toque de mão de Veiga dentro da área, mas o árbitro entendeu que o lance foi regular. No último minuto, o zagueiro Sabino salvou o Sport ao interceptar um chute rasteiro de Breno Lopes que havia deixado a bola viva na área.

Mais tímido durante o segundo tempo, o Palmeiras não mostrou muito interesse em ampliar o placar. Depois de tentar algumas investidas nos minutos iniciais, a equipe paulista viu os adversários assumirem o comando das jogadas ofensivas, criando duas boas chances no dez minutos iniciais, com um chute forte de Thiago Neves e um cabeceio de Sabino, na sequência. As duas tentativas assustaram Jailson.

A criatividade ofensiva do Sport continuou pelo menos até perto dos 30 minutos. Nesse tempo, André desperdiçou grande chance, quando ficou cara a cara com Jaílson e mandou para fora, e Thiago Neves parou no goleiro palmeirense, que não teve grande dificuldade em parar o chute rasteiro do meio-campista. O ímpeto da equipe pernambucano não cessou, mas as chances pararam de ser criadas, já que o Palmeiras se fechou de vez, dedicado a preservar o 1 a 0 no placar. E a missão foi concluída com sucesso.

FICHA TÉCNICA

SPORT 0 x 1 PALMEIRAS

SPORT - Maílson; Hayner, Rafael Thyere, Sabino e Júnior Tavares; José Welison (Thiago Lopes), Marcão Silva e Thiago Neves; Neilton (Paulinho Moccelin), André (Maxwell) e Everaldo (Tréllez). Técnico: Umberto Louzer.

PALMEIRAS - Jailson; Marcos Rocha, Luan, Felipe Melo e Renan; Danilo, Zé Rafael (Gabriel Menino) e Raphael Veiga (Rony); Gustavo Scarpa (Danilo Barbosa), Deyverson (Victor Luis) e Breno Lopes (Willian). Técnico: Abel Ferreira.

GOL - Gustavo Scarpa, aos 37 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS - José Welison e Paulinho Moccelin (Sport); Marcos Rocha (Palmeiras).

ÁRBITRO - Caio Max Augusto Vieira (RN).

PÚBLICO - Jogo com portões fechados.

LOCAL - Estádio da Ilha do Retiro, no Recife (PE).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 14 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 10 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

politica Eleições Há 3 Horas

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

mundo Inglaterra Há 12 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 13 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

fama Maidê Mahl Há 12 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica Pé de Serra Há 11 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 12 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

justica MORTE-SP Há 11 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 11 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular