França também anuncia apoio a suíço na eleição à presidência da Fifa

O presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) revelou que 11 dos 12 membros de seu comitê executivo concordaram com o apoio a Infantino

© Reuters

Esporte Entidade 29/01/16 POR Estadao Conteudo

Se não poderá eleger seu ídolo Michel Platini, a França anunciou nesta sexta-feira seu apoio ao substituto do ex-jogador como candidato da Uefa à presidência da Fifa. Como era de se esperar, a federação de futebol do país confirmou que vai apoiar o suíço Gianni Infantino no pleito que acontecerá no próximo dia 26 de fevereiro.

PUB

O presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) revelou que 11 dos 12 membros de seu comitê executivo concordaram com o apoio a Infantino. "Gianni tem todas as qualidades necessárias para ter sucesso, como experiência, talento, força no trabalho e crenças", disse Noel Le Graet em comunicado.

Como é o candidato indicado pela Uefa para a eleição, Infantino deve contar com o apoio de boa parte dos países da Europa. Entre eles, a Alemanha já havia confirmado o suporte ao suíço. Fora do continente, a Conmebol também manifestou que apoiará o candidato na última quinta, assim como a região do Caribe, através da União Caribenha de Futebol.

Infantino só entrou na disputa pela presidência da Fifa depois que Michel Platini, então presidente da Uefa e candidato inicial com apoio da entidade, foi suspenso por conta de envolvimento no caso de corrupção que manchou o futebol no ano passado. Com o gancho de oito anos confirmado ao francês, o suíço ganhou ainda mais força e agora luta para distanciar sua imagem da do ex-jogador.

Suas principais plataformas dão conta de ampliar a Copa do Mundo de 32 para 40 seleções e dividir o torneio entre sedes de diversos países de uma região. Além disso, ele promete compartilhar melhor os lucros da Fifa com as federações nacionais, principalmente as mais necessitadas.

Le Graet elogiou o "programa ambicioso" de Infantino para recuperar a imagem da Fifa. "Gianni quer preservar a democracia e igualdade entre as 209 federações, esta é uma linha forte de seus compromissos e seu planejamento para o futuro da Fifa, com a qual o futebol francês também está prezando", comentou.

Além de Infantino, concorrerão à presidência da Fifa: o príncipe jordaniano Ali bin Al-Hussein, o ex-vice-secretário-geral da Fifa Jérôme Champagne, o empresário e político sul-africano Tokyo Sexwale, e o xeque Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, que aparece como principal adversário do suíço, uma vez que preside a Confederação Asiática de Futebol e já firmou um acordo com a Confederação Africana. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 18 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 18 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 13 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 16 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

mundo Reino Unido Há 18 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 15 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

mundo Inglaterra Há 9 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia Bancos Há 19 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

lifestyle Cérebro Há 19 Horas

Neurologistas alertam para hábito comum que prejudica muito a memória

tech Rede Social Há 20 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta