'Jogadoras mais novas serão melhores que Marta', diz Pia Sundhage

À frente da seleção desde agosto de 2019, Pia sempre deixou claro que seu projeto não era de curto prazo

© Getty

Esporte Seleção feminina 19/07/21 POR Estadao Conteudo

A lista de convocadas da técnica Pia Sundhage para os Jogos de Tóquio foi uma prévia de que a sueca tem novos planos para a seleção feminina de futebol. Ao deixar a atacante Cristiane de fora, ela encerrou um ciclo na equipe que durava desde 2004. Para a treinadora, o futuro já começa no Japão e ela faz uma promessa ousada antes do início do torneio: "as jogadoras mais novas, eu prometo, serão melhores. Melhores ainda que a Marta".

PUB

À frente da seleção desde agosto de 2019, Pia sempre deixou claro que seu projeto não era de curto prazo. A equipe que está em Tóquio para a Olimpíada é uma prova disso, pois é uma mescla de gerações e conta com nove estreantes no grupo de 22 jogadoras. "Precisamos de novas jogadoras. Porque depois disso, vamos ter Copa América, Copa do Mundo, outras olimpíadas e assim por diante. É importante apoiar as mais jovens. Elas terão grande futuro", declara a técnica, que tem três medalhas olímpicas no currículo.

Essas mudanças têm como foco direcionar o olhar para novas situações, porque o que funcionava ontem, não tem o mesmo peso hoje. Dar apoio às jogadoras mais novas é o que elas precisam para dar o próximo passo. "Espero que os torcedores conheçam essas jogadoras e as acompanhem. Temos que mostrar para elas qual é o nível mais alto. É bom estar perto de jogadoras como Marta, Debinha e Formiga. É uma combinação que eu adoro", disse a treinadora.

Pia não esconde o orgulho em contar com Marta em sua equipe. Segundo ela, a atleta tem muita energia e conhecimento. "Acredito mesmo que a Marta seja uma jogadora de time. Se ela joga bem, o time também joga. Hoje ela tem um papel diferente de antes, mas ainda é muito importante", analisa.

A três dias da estreia na Olimpíada, a sueca disse que o foco está todo no trabalho para as próximas semanas e garante que será de muito treinamento. Ela está confiante em sua equipe e acredita no ouro. "Temos chance de chegar às quartas de final. E quando chegarmos, qualquer uma das oito equipes poderá ganhar essa medalha de ouro. E o Brasil pode ser um deles", finalizou.

O primeiro jogo será quarta-feira, às 5h da manhã (de Brasília), diante da China. O Brasil também tem encontro marcado com a Holanda, dia 24, e Zâmbia, dia 27. A disputa ainda conta com Austrália, Estados Unidos, Suécia e Nova Zelândia no Grupo G e Canadá, Chile, Japão e Grã-Bretanha no Grupo E.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 12 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 12 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 13 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 13 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 12 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 8 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio