© Getty Images
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que o novo ciclo de vacinação irá se iniciar em 17 de janeiro de 2022 no estado.
PUB
"Essa nova fase de imunização contra a Covid irá se iniciar no dia 17 de janeiro do ano que vem. Foi exatamente o dia que nos vacinamos a primeira brasileira aqui de São Paulo, Mônica Calazans", disse o secretário.
Foi nesta data em que a primeira brasileira a ser vacinada no Brasil, a enfermeira Monica Calazans, tomou a primeira dose da vacina Coronavac no estado de SP.
Segundo o secretário, a expectativa é que o Ministério da Saúde e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) também tenham o entendimento de que é necessário o início do novo ciclo em janeiro. O governo de São Paulo, porém, iniciará a vacinação independentemente de um consenso, disse.
A fala ocorreu nesta segunda-feira (19), durante a entrega de 1 milhão de doses de Coronavac ao Ministério da Saúde.
É a quinta entrega que o Instituto Butantan faz ao PNI (Plano Nacional de Imunização) este mês. Ao todo, cerca de 54,1milhões de doses foram enviadas. As últimas quatro entregas fazem parte de um lote de 10 milhões de doses que o Butantan começou a enviar ao Ministério da Saúde este mês.
Até o final do mês de agosto, o governo estadual pretende entregar as 100 milhões de doses encomendadas pelo governo federal, antecipando em um mês o prazo inicial, de 31 de setembro.
O Butantan também trabalha na produção de uma nova vacina contra a Covid-19, a Butanvac. Segundo o secretário da Saúde já existem 20 milhões de doses já produzidas aguardando envase.
Nesta segunda-feira, começa a vacinação de pessoas entre 30 e 34 anos no estado de São Paulo. Em seguida, no dia 5 de agosto, será a vez daqueles entre 25 e 29 anos. Por fim, em 13 de agosto, adultos entre 18 e 24 anos poderão receber a aplicação.