Patrocinadora de Tóquio-2020, Toyota desiste de fazer comercial e boicota abertura

Patrocinadora de Tóquio-2020, Toyota desiste de fazer comercial e boicota abertura

© Reuters

Esporte OLIMPÍADA-ABERTURA 19/07/21 POR Folhapress

TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - Diante da rejeição do povo japonês pela realização da Olimpíada em Tóquio, a montadora de automóveis Toyota tomou a decisão de não circular mais nenhuma campanha publicitária relacionada ao megaevento.

PUB

A empresa também disse, nesta segunda-feira (19), que o seu presidente, Akio Toyoda, não deverá comparecer à cerimônia de abertura.

Fechada ao público em geral, a cerimônia deverá reunir, na sexta (23), somente convidados no estádio Olímpico, entre eles patrocinadores, chefes de estado e membros das delegações que vão competir em Tóquio.

A Toyota tomou essa decisão após a rejeição entre os japoneses, com a realização da Olimpíada apesar do recrudescimento da pandemia de Covid-19. Também estão descontes com o quarto estado de emergência, decretado pelo governo do primeiro-ministro Yoshihide Suga.

Até o dia 23 de agosto, por exemplo, está proibido a venda de bebida alcóolica, e os estabelecimentos deverão encerrar o expediente às 20h (de Tóquio).

Fundada no Japão em 1937, a Toyota é atual líder de vendas pelo mundo. Foram 9,5 milhões veículos comercializados em 2020 ante 9,3 milhões da Volkswagen, a segunda colocada.

A marca japonesa tornou-se parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) entre 2017 e 2024, período que abrange os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio e Paris-2024, além dos Jogos de Inverno de PyeongChang-2018 e Pequim-2022.

Com investimento de quase R$ 5,1 bilhões, a empresa foi uma das primeiras a patrocinar o megaevento em seu país.

Apesar da decisão anunciada nesta segunda, a Toyota manterá seus compromissos com o COI e o IPC (Comitê Paralímpico Internacional).

Paralelo ao desembarque de delegações e profissionais credenciados para os Jogos, o Japão tem quebrado recordes de casos de contaminação pelo coronavírus.

Há um mês, no dia 20 de junho, o país havia contabilizado 1.318 novos casos, uma média móvel de 1.440. Neste domingo (18) foram 3.065 registros de infecções, e a média móvel saltou para 2.991 casos.

Pesquisa divulgada pelo jornal Asahi Shibum, nesta segunda-feira (19), diz que 70% dos japoneses duvidam que os Jogos de Tóquio possam ser realizados com segurança em relação à pandemia.

Até nesta segunda, os dados oficiais apontam para 58 casos de Covid entre envolvidos com a Olimpíada, sendo três atletas, dois deles hospedados na Vila.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Lido di Camaiore Há 15 Horas

Brasileira atropela sete pessoas e mata duas jovens turistas na Itália

fama Educação Há 14 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Cristiano Ronaldo em Portugal

mundo TikTok Há 14 Horas

Tendência viral no TikTok leva crianças ao hospital com queimaduras grave

politica ALEXANDRE-MORAES Há 13 Horas

Parlamentares dos EUA querem cancelar vistos de Moraes e de outros ministros do STF

fama Gal Costa Há 16 Horas

Viúva e filho de Gal Costa chegam a acordo sobre herança e venda de casa

fama Família Cazarré Há 15 Horas

Com filha internada, Letícia Cazarré reflete sobre a luta de Guilhermina

mundo EUA Há 15 Horas

Menino de 12 anos salva pai durante ataque de urso de 90kg

fama O-KANNALHA Há 10 Horas

Quem é O Kannalha, músico de 27 anos que se envolveu com Preta Gil

justica Ceará Há 16 Horas

Idosas são presas por mandar matar irmã e cunhado em disputa de herança

brasil Rebouças Há 16 Horas

Aluna de 10 anos passa mal em escola no Paraná e morre após ser socorrida