Magalu venderá celular em rede de alimentos

Além do projeto de abrir mais de uma centena de lojas próprias em 2021, a companhia está colocando o pé no acelerador em outra vertente: a formação de parcerias para a abertura de quiosques em varejistas de outros setores

© Google

Economia Magalu 30/07/21 POR Estadao Conteudo

A gigante Magazine Luiza - terceira maior rede de varejo do País, segundo ranking do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) divulgado na quinta-feira, 29, - vem crescendo no e-commerce, mas sem esquecer de ampliar sua presença no varejo físico. Além do projeto de abrir mais de uma centena de lojas próprias em 2021, a companhia está colocando o pé no acelerador em outra vertente: a formação de parcerias para a abertura de quiosques em varejistas de outros setores.

PUB

Depois de uma primeira experiência, já finalizada, com o Carrefour - em que o Magalu assumiu a operação de venda de eletrodomésticos dentro de algumas unidades da gigante francesa -, o Magalu definiu um novo modelo: a abertura de quiosques dedicados à telefonia e à tecnologia, de porte menor, em redes que não têm operação de eletrônicos. A primeira parceria ocorreu com a Marisa, de moda, e já resultou em 171 unidades. Agora, a empresa leva o projeto para o setor de alimentos.

Em parceria com a rede paulista Semar, que tem 25 lojas, a gigante quer aproveitar a recorrência de consumo do supermercado para vender seus produtos - além dos celulares e outros aparelhos em pronta-entrega, o cliente poderá também fazer uma compra orientada de outros itens pelo site, recebendo via e-commerce.

Segundo Fabrício Garcia, vice-presidente de negócios do Magazine Luiza, trata-se de uma estratégia para dar capilaridade ao negócio - ou seja, para fazer com que o consumidor "esbarre" na marca em momento em que não espera. "É uma forma de expansão que não é tão cara e também uma forma de oferecer conveniência para o consumidor", diz o executivo.

Segundo Garcia, depois do êxito da parceria com a Marisa, que ajudou a divulgar a marca no Rio de Janeiro, em especial, a empresa está aberta a novas parcerias, especialmente em locais onde tem presença restrita. A Semar, presente em 18 municípios, servirá a esse propósito. Por ora, o Magalu não tem lojas em cidades onde serão abertos quiosques, como Arujá e Bertioga, no litoral paulista.

Para Alberto Serrentino, especialista em varejo da consultoria Varese, trata-se de um bom negócio para ambas as partes. "Para o Magalu, é uma forma de conquistar clientes de forma barata - uma vez que o cliente vai muito mais ao supermercado do que a uma loja de eletrodomésticos", diz.

Para as parceiras, afirma Serrentino, a proposição é vantajosa caso elas não tenham uma operação própria de eletrodomésticos ou eletrônicos. Isso porque, uma vez que o Magalu faz a venda em seu sistema, esse consumidor passa a fazer parte de sua cartela de clientes. É por isso, explica, que a parceria com o Carrefour não foi adiante.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 8 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

fama Luto Há 10 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

fama Política Há 13 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 14 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 16 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

esporte Futebol Há 13 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

tech Rede social Há 16 Horas

O X lança uma das suas alterações mais controversas

lifestyle Alimentação Há 14 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar