Falta de peças provoca queda na produção de veículos em julho

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, no entanto, a produção de veículos registra alta de 45,8%

© Shutterstock

Economia Crise 06/08/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

A produção de veículos se retraiu 4,2% em julho na comparação com o mesmo mês de 2020. Segundo balanço divulgado hoje (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 163,6 mil em julho, enquanto no mesmo mês do ano passado a produção ficou em 170,7 mil veículos.

PUB

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, atribuiu a queda na produção, que já vinha acontecendo em junho, à interrupção das linhas de montagem em várias fábricas pela falta de componentes, especialmente os semicondutores. “Várias fábricas parando por semanas ou dias têm impactado de forma bem forte”, disse durante a apresentação dos dados.

Os semicondutores são materiais usados nas partes eletrônicas dos veículos. Esse tipo de material enfrenta uma crise mundial de demanda a partir da queda de fabricação ocasionada pela pandemia da covid-19.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, no entanto, a produção de veículos registra alta de 45,8% em relação ao período de janeiro a julho de 2020, com a montagem de 1,3 milhão de unidades. Moraes ponderou que o crescimento expressivo é a partir de uma base comparativa baixa, uma vez que no primeiro semestre do ano passado sofreu os impactos das restrições provocadas pela pandemia da covid-19. “Esse crescimento tem que ser contextualizado porque nós ficamos vários meses parados [no ano passado] por conta da pandemia”, ressaltou.

As vendas de veículos novos nacionais tiveram uma retração de 3% em julho na comparação com o mesmo mês de 2020, com o emplacamento de 150,9 mil unidades. Nos primeiros sete meses de 2021, foram licenciados 1,11 milhão, o que representa um crescimento de 28,6% nas vendas em relação ao período de janeiro a julho do ano passado.

Os automóveis e veículos comerciais leves registram queda de 4,5% nas vendas de julho sobre o mesmo mês do ano passado, com 138,6 mil unidades licenciadas. No período de janeiro a julho, entretanto, o segmento tem alta de 27,6%, com o emplacamento de 1,04 milhão de automóveis e veículos comerciais leves.

Os caminhões tiveram alta nas vendas de 21,9% de julho em comparação com o mesmo mês de 2020, com o emplacamento de 11,1 mil unidades. No acumulado de janeiro a julho, foram vendidas 66,9 mil unidades, o que significa um crescimento de 47,9% em relação aos sete primeiros meses do ano passado.

As vendas de veículos para o exterior tiveram queda de 18,4% em julho em relação as exportações no mesmo mês de 2020. Foram exportadas em julho 23,7 mil unidades e 223,9 mil nos primeiros sete meses do ano. No acumulado do período de janeiro a julho, o número representa um crescimento de 50,7%.

Em julho, as montadoras empregavam 102,7 mil pessoas, 1,2% menos do que o total de postos de trabalho abertos no mesmo mês de 2020.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Grécia Há 18 Horas

Causa da morte de jogador encontrado na piscina de casa é revelada

mundo Austrália Há 17 Horas

Passageiros são 'obrigados' a assistir filme erótico por erro em voo

mundo Furacão Há 23 Horas

Cão é abandonado acorrentado em cerca antes da chegada de 'Milton'; veja

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima afirma nem saber como se lava dinheiro após ser indiciado

fama Mortes Há 17 Horas

A última coisa que os famosos falaram antes da morte

fama FAROFA-GKAY Há 22 Horas

Farofa da GKay abre venda de ingressos para o público por R$ 1.500

fama NÍVEA-STELMANN Há 23 Horas

Nivea Stelmann conta como preparou a casa, na Flórida, para furacão

politica STF-DECISÃO Há 20 Horas

Ministros do STF veem ilegalidades em pacote patrocinado por centrão e bolsonaristas na Câmara

fama Sean 'Diddy' Combs Há 19 Horas

Filhas gêmeas de Diddy visitam o pai na prisão

fama X-FAMOSOS Há 20 Horas

Famosos comemoram retorno do X ao Brasil: 'Cadê meus twitteiros?'