Morre Benedicto Fonseca Moreira , ex-presidente da AEB e da Petrobras

Moreira morreu em casa, no Rio de Janeiro, de causas naturais

© Reprodução

Economia Rio de Janeiro 07/08/21 POR Folhapress

NICOLA PAMPLONARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Morreu nesta quarta-feira (4) o economista Benedicto Fonseca Moreira, 91, que foi presidente da Petrobras no governo Fernando Collor e ocupou importantes posições na área de comércio exterior tanto no governo quanto na iniciativa privada.

PUB

Moreira morreu em casa, no Rio de Janeiro, de causas naturais, segundo a AEB (Associação Brasileira de Comércio Exterior), entidade que ele presidiu entre 1998 e 2012. Ele tinha perdido a esposa no início do ano e não deixa filhos."A AEB lamenta e se solidariza com seus familiares por esta irreparável perda e ratifica a certeza de que o nome de Benedicto Fonseca Moreira estará assegurado na história de luta para se alcançar um comércio exterior brasileiro sustentável", disse, em nota, o atual presidente da AEB, José Augusto de Castro.

Em sua carreira na administração pública, Moreira foi diretor da Carteira de Comércio Exterior, secretário-geral da Comissão de Comércio Exterior, do Ministério da Indústria e do Comércio, e secretário-geral do Conselho Nacional do Comércio Exterior.

Integrou ainda o Conselho de Política Aduaneira e o Conselho Monetário Nacional. No setor privado, atuou em empresas de comércio exterior e fundou a Paiol Agropecuária. Participou também de conselhos de administração de várias empresas, entre elas a Perdigão."O comércio exterior brasileiro perde um dos seus mais importantes ícones, cuja trajetória de vida foi dedicada à defesa de um projeto nacional de comércio exterior desenhado para o desenvolvimento econômico-social e indutor do aumento da produção, da produtividade, da capacitação competitiva e da geração de emprego e renda para o país", disse a AEB.

Durante sua curta passagem pela Petrobras, entre maio e novembro de 1992, deu início à implantação de um sistema de distribuição de gás canalizado em sociedade com governos estaduais, de acordo com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da FGV.

Os primeiros estados a abrirem distribuidoras em parceria com a Petrobras foram Ceará e Pernambuco. Na semana passada, a estatal anunciou a venda à Compass, do grupo Cosan, da subsidiária que tinha fatia nas concessionárias estaduais, a Gaspetro.

Restrita à família, a cerimônia de sepultamento foi realizada na quarta, no Rio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 10 Horas

Ary Toledo, grande nome da comédia brasileira, morre aos 87 anos

brasil São Brás Há 14 Horas

Professora morre após comer coxinha em Alagoas

mundo Monte Evereste Há 14 Horas

Família descobre pé de alpinista desaparecido há 100 anos

justica Alagoas Há 14 Horas

Dupla é morta após assassinar homem e atirar em grávida em Alagoas; vídeo

esporte Seleção Brasileira Há 9 Horas

Lula quer que seleção exclua quem joga no exterior

fama Cleber e Cauan Há 10 Horas

Sertanejo ameaça porteiro de prédio, quebra porta e é contido pela PM

fama JESSICA-JURADO Há 12 Horas

Jessica Jurado, de 'A Usurpadora', morre aos 56 anos

fama Temporal Há 10 Horas

Eliezer mostra danos em casa após queda de árvore durante temporal em SP

fama Sean 'Diddy' Combs Há 15 Horas

A parte mais difícil de estar preso? Para Diddy é a comida

mundo Reino Unido Há 15 Horas

Mulher que matou os pais e viveu com os corpos é condenada a perpétua