© Reprodução
Os passageiros de um ferry captaram um cenário dantesco enquanto se afastavam da ilha de Eubeia (Evia), na Grécia, de onde tinham acabado de ser resgatados, depois de seis dias de incêndios descontrolados na ilha montanhosa. Pode ver as imagens mais abaixo.
PUB
Lembrando que a ilha de Eubeia, a segunda maior do país, está sendo consumida pelas chamas, com milhares de hectares de floresta já destruídos pelas chamas na região norte.
Dezenas de vilas foram evacuadas e muitas pessoas perderam as suas casas. "Sinto-me zangada. Perdi a minha casa... nada vai ser igual amanhã", disse uma das residentes, citada pela France24, enquanto entrava num dos ferrys de resgate, na vila de Psaropouli.
A montanhosa ilha grega conta com cerca de 500 bombeiros no combate aos fogos, mas não é suficiente. O vice-governador da ilha localizada a norte de Atenas, Giorgos Kelaitzidis, estimou que "as forças não são suficientes" e que "a situação é crítica" atualmente.
Absolutely terrifying footage from a ferry carrying passengers escaping the shores of Lake Evia in #Greece. pic.twitter.com/5H9jzapXl0
— Dino Sofos (@dinosofos) August 7, 2021Segundo o responsável político, pelo menos 35 mil hectares e centenas de casas já arderam, num incêndio que conta com uma frente principal de cerca de 30 quilómetros.
Segundo a AFP, cerca de dois mil habitantes de Eubeia já foram retirados e realojados em hotéis, estando ainda 'ferrys' e navios militares em alerta para o caso de serem necessárias novas evacuações.
Cerca de 350 habitantes da ilha foram recuperados numa praia no domingo.