Santos vence Libertad e fica em vantagem nas quartas da Sul-Americana

O Peixe contou com a ajuda do árbitro de vídeo para marcar um pênalti

© Reprodução / Twitter

Esporte Copa Sul-Americana 13/08/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Com direito a "VAR premiado" e gol surpresa nos minutos finais, o Santos venceu Libertad-PAR por 2 a 1, nesta quinta-feira (12), na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Carlos Sánchez abriu o placar, enquanto Bocanegra descontou pelos visitantes. Barboza marcou contra para fechar o placar.

PUB

O Peixe contou com a ajuda do árbitro de vídeo para marcar um pênalti. Enquanto a bola rolava normalmente, Leodan Gonzalez foi avisado no ponto sobre uma bola na mão de Diego Vieira. Em um final dramático, Lucas Braga arrancou pela esquerda, cruzou e viu Barboza marcar contra para concretizar a vitória santista.

Com o resultado, o Santos depende um empate para chegar às semifinais. A decisão ocorrerá na próxima quinta-feira (19), no estádio Defensores del Chaco, às 21h30, pelo jogo de volta das quartas de final da competição continental.

O Santos teve um bom início de jogo, apesar da dificuldade para ficar com a bola. Os paraguaios pressionaram a saída de bola e dificultaram para os defensores, mas o Peixe conseguiu escapar e jogou melhor quando criou pelo meio-campo. Pelas laterais, os santistas abusaram dos cruzamentos, que não resultaram em nada.

João Paulo não demorou para ser acionado. O goleiro teve pelo menos duas defesas difíceis para livrar o Santos de sair atrás. Apesar do time da casa chegar mais vezes ao ataque, errou muitos passes e entregou chances ao Libertad.

O Santos teve maior volume de jogo. Apesar da quantidade de cruzamentos e o pouco perigo, foi o time que mais furou a defesa. E, em um dos ataques, foi premiado com um pênalti achado pelo VAR.

A bola rolava normalmente na Vila Belmiro, mas o árbitro de vídeo chamou Leodan Gonzalez no ponto para avisar toque de mão em Diego Vieira em disputa de bola com Lucas Braga. Após a confirmação, Carlos Sánchez abriu o placar com um chute forte no canto direito.

Nesta noite, Diniz optou por não utilizar Marcos Leonardo, que fez jogos medianos nas últimas rodadas. Para confundir os paraguaios, o treinador usou Pirani como falso 9. E deu certo. A movimentação do jovem dificultou a marcação do Libertad e abriu espaços na defesa.

Com a vantagem no placar, o Santos retornou elétrico para o segundo tempo. Rápido e dinâmico. Mas, durou pouco. Os estrangeiros encaixaram um contra-ataque e Melgarejo saiu cara a cara com João Paulo. Kaiky fez a falta para evitar o empate e acabou expulso.

Kaiky até tentou evitar, mas o empate veio. A falta foi logo na entrada da área e Bocanegra não desperdiçou, mandou um foguete no canto direito de João Paulo, que não alcançou.

Apesar de tomar o empate, o Santos não diminuiu o ritmo. Praticamente na sequência Lucas Braga deixou dois marcadores para trás e deu belo passe para Felipe Jonatan, mas a bola parou na defesa. Braga, aliás, foi quem mais tentou. Infernizou a defesa, mas nem sempre encontrava alguém disponível na área.O time de Diniz já apresentava cansaço, mas ele demorou a mexer. Após alguns minutos de pressão dos paraguaios, que se aproveitaram da vantagem numérica, o Santos surpreendeu com ótimo lançamento de Braga para Felipe Jonatan. O lateral adentrou a área e teve a melhor chance de desempate, mas errou o passe e a bola parou na defesa. A comissão técnica, que assistiu o jogo da arquibancada, levantou, aos gritos, e lamentou a chance clara perdida.

Na etapa final, o Santos agrediu foi quem mais chegou ao ataque. Com isso, encontrou um gol "surpresa" nos segundos finais com ótima criação de Lucas Braga. Barboza marcou contra. Dessa vez, a comissão comemorou como se fosse um título.

SANTOS

João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Kaiky e Felipe Jonatan; Camacho, Jean Mota e Carlos Sánchez; Marcos Guilherme, Lucas Braga e Pirani (Wagner Palha). T.: Fernando Diniz

LIBERTAD

Martín Silva; Camilo Mayada, Diego Viera, Alexander Barboza e Vangioni; Héctor Villalba (Franco), Bocanegra, Martínez H, Martínez R (Cardozo) e Ferreira; Melgarejo. T.: Daniel Garnero

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Juiz: Leodan Gonzalez (URU)

Cartões amarelos: Villalba (Libertad); Felipe Jonatan, Wagner Palha (Santos)

Cartão vermelho: Kaiky (Santos)

Gols: Carlos Sánchez, aos 43min do primeiro tempo, e Barboza (contra), aos 48min do segundo tempo (Santos); Bocanegra, aos 14min do segundo tempo (Libertad)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 18 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 18 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama Viralizou Há 19 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 13 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

lifestyle Previsão do futuro Há 20 Horas

O que Nostradamus acertou e o que ainda pode acontecer em 2024?

justica São Paulo Há 19 Horas

Vizinho que esquartejou menino de 10 anos disse que 'invejava crianças'

fama Patrick Swayze Há 20 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil BR-116 Há 12 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 13 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 17 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora