Não há registro de brasileiros no Afeganistão, diz Itamaraty

Como não há embaixada do Brasil no país, o apoio diplomático a brasileiros que porventura estejam em solo afegão está sendo feito pela Embaixada do Paquistão, país vizinho

© Getty

Mundo Afeganistão 17/08/21 POR Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota oficial, na noite desta segunda-feira (16), em que informa não haver registro de cidadãos brasileiros residindo ou em trânsito no Afeganistão. O país do Oriente Médio vive um momento de caos completo com a tomada do poder pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã, pouco mais de um mês após o início da retirada das forças militares dos Estados Unidos, que ocuparam o país em uma guerra que durou 20 anos. 

PUB

Como não há embaixada do Brasil no país, o apoio diplomático a brasileiros que porventura estejam em solo afegão está sendo feito pela Embaixada do Paquistão, país vizinho.  

"Os telefones de plantão da Embaixada do Brasil no Paquistão (+92 300 8525941), que tem a jurisdição consular sobre o território afegão e da Divisão de Assistência Consular do MRE (+55 61 98197-2284) estão disponíveis para qualquer nacional que se encontre no país e necessite urgentemente de auxílio", informou o Itamaraty.

Na nota, o governo brasileiro expressa "profunda preocupação com a deterioração da situação no Afeganistão e as graves violações dos direitos humanos". O Itamaraty também pediu "rápido engajamento" da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer canais de diálogo e disse esperar que o Conselho de Segurança da ONU possa atuar para assegurar a paz na região. 

"O governo brasileiro conclama os atores envolvidos a proteger os civis, respeitar o Direito Internacional Humanitário, garantir o acesso desimpedido da ajuda humanitária e respeitar os direitos fundamentais do povo afegão, em especial de mulheres e meninas. É necessário preservar os ganhos obtidos nas últimas décadas em matéria de proteção de direitos humanos, fortalecimento da democracia e desenvolvimento socioeconômico no Afeganistão", diz a nota.

Mais cedo, em pronunciamento, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a decisão de retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão. A saída dos militares dos EUA precipitou a tomada de poder pelos talibãs. Milhares de civis desesperados para fugir do Afeganistão lotaram a única pista do aeroporto de Cabul nesta segunda-feira, depois que o talibã tomou a capital Cabul, o que levou os Estados Unidos a suspenderem os voos de retiradas de funcionários da diplomacia e militares.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 5 Horas

Regras do Pix mudam a partir de novembro

esporte Futebol Há 23 Horas

Messi surpreende e indica jogador inusitado como seu favorito a Bola de Ouro

fama Argentina Há 6 Horas

'Bebemos álcool', dizem prostitutas que acompanhavam Liam Payne em hotel

mundo Aidente Há 5 Horas

Brasileira morre em Portugal e amigos fazem mutirão em busca de família

fama Relacionamento Há 5 Horas

Cruz Beckham é flagrado em clima de romance com cantora brasileira

brasil Saúde Há 23 Horas

Pacientes receberam coração, rins, fígado e córnea de doadores infectados por HIV

fama Sean 'Diddy' Combs Há 7 Horas

Diddy tinha uma obsessão com William e Harry (e molduras dos príncipes)

politica Evangélicos Há 5 Horas

'Não quero que Lula veja igreja como inimiga', diz ex-bolsonarista Otoni de Paula

fama Angelina Jolie Há 7 Horas

Angelina Jolie acompanhada por suposto novo amor em pré-estreia de filme

mundo Israel Há 7 Horas

Drone é lançado em direção a casa de Netanyahu