Estado de São Paulo libera eventos, museus e feiras a partir de hoje

No entanto, a liberação segue condicionada ao controle de público e ao uso obrigatório de máscara

© Jonne Roriz/Bloomberg via Getty Images

Brasil São Paulo 17/08/21 POR Agência Brasil

A partir de hoje (17) o governo de São Paulo permitirá a retomada de eventos sociais, feiras corporativas e reabertura de museus, que estavam proibidos desde o início da pandemia de covid-19. No entanto, a liberação segue condicionada ao controle de público e ao uso obrigatório de máscara.

PUB

Esses eventos também não podem gerar aglomeração. Para o comércio e os serviços não haverá mais limitação de público ou de horário de funcionamento.

Eventos que provoquem aglomeração, como shows, casas noturnas e competições esportivas com público, por exemplo, continuam proibidos no estado.

“A partir de 17 agosto teremos toda a população [adulta do estado de São Paulo] com acesso à primeira dose [de vacina contra a covid-19]. Com isso, eventos sociais, corporativos, culturais e esportivos passam a ser permitidos em um modelo onde não há restrição de ocupação, mas permanece a restrição de distanciamento. Então, o cálculo de ocupação precisa ser realizado, porque não pode haver aglomeração, e as pessoas precisam estar distanciadas. O uso de máscaras permanece”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

A liberação de atividades começa em um momento em que o estado vem apresentando queda no número de óbitos e de internações por covid-19, graças ao avanço da vacinação. No entanto, isso não significa que a pandemia esteja controlada.

Na semana passada, o estado voltou a apresentar um crescimento no número de casos. Além disso, o número de casos pela variante Delta (inicialmente identificada na Índia) já vem crescendo no estado e pode se tornar prevalente. A variante Delta foi responsável pelo aumento do número de casos em diversos países do mundo, inclusive na Europa e nos Estados Unidos.

Segundo a secretária, os shows com público em pé, torcidas e pistas de dança vão continuar proibidos no estado até o dia 1º de novembro, quando o governo espera que pelo menos 90% dos adultos de São Paulo tenham concluído o seu esquema vacinal contra a covid-19.

A partir daí, o governo espera liberar todos esses eventos, desde que continue havendo controle de público. “A partir de 1º de novembro será permitido eventos com controle de público, mas que possam ter pessoas em pé e pistas de dança. Lembrando que o distanciamento e o uso de máscara continuam obrigatórios”, afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 1 Hora

Regras do Pix mudam a partir de novembro

esporte Futebol Há 19 Horas

Messi surpreende e indica jogador inusitado como seu favorito a Bola de Ouro

fama Família Há 23 Horas

Após Sabrina Sato revelar gravidez, Duda Nagle diz querer ter mais filhos

fama LUTO Há 20 Horas

Robbie Williams fala de saúde mental e diz que estendeu a mão a Liam

mundo Aidente Há 1 Hora

Brasileira morre em Portugal e amigos fazem mutirão em busca de família

brasil Saúde Há 19 Horas

Pacientes receberam coração, rins, fígado e córnea de doadores infectados por HIV

fama Relacionamento Há 1 Hora

Cruz Beckham é flagrado em clima de romance com cantora brasileira

fama Óbito Há 21 Horas

Louis Tomlinson homenageia Liam Payne e o elenca como mais importante da One Direction

brasil Tragédia Há 22 Horas

Menino de 6 anos morre após ser picado por abelha no Paraná

fama Celebridades Há 22 Horas

Os piores trabalhos dos famosos, segundo eles mesmos