© IStock | katarzynabialasiewicz
Segundo a plataforma Viver a Casa, da imobiliária Altamira, sendo o quarto o nosso local de descanso, é vital escolher os móveis com cuidado e distribuí-los de forma a que a estética e a funcionalidade andem de mãos dadas. Como? Ao dispor os móveis nesta divisão, considere o impacto visual que provocam no ambiente e avalie o aspecto prático.
PUB
Com isso em mente, a consultora imobiliária reuniu algumas dicas simples para distribuir os móveis no quarto de forma a que o seu estilo pessoal não comprometa o bom uso da divisão.
A cama
Geralmente, a cama surge posicionada em frente à porta. Contudo, pode alcançar o mesmo efeito, posicionando-a ao longo da parede maior da divisão.
Se não tem espaço para colocar a cama no centro da parede ou se há portas ou janelas que ocupam muito espaço, poderá colocá-la no centro de outra parede ou até mesmo numa esquina.
Poderá também colocar a cama entre duas janelas se compartilharem a mesma parede. Ainda assim, não a coloque mesmo por baixo da janela, aconselha a mediadora. Lembre-se sempre de deixar espaço suficiente à volta da cama e não cubra a entrada de luz natural.
A cômoda
Há muitas pessoas que dispensam o uso da cômoda, contudo é uma peça que pode dar jeito para complementar o guarda-roupa. Mas onde posicioná-la? Tudo depende do tamanho do seu quarto.
Se as paredes do seu quarto são amplas, o melhor é escolher uma cômoda baixa e larga. Mas se o seu quarto for pequeno, escolha uma alta e estreita, fazendo uso do espaço vertical.
As mesinhas de cabeceira
Ao organizar os móveis no seu quarto, não se esqueça das mesas de cabeceira, pois os móveis pequenos são tão importantes quanto os outros, nas palavras da consultora imobiliária.
No caso da mesa de cabeceira, a dica é simplificar. Assim, ponha uma mesa de cabeceira de cada lado da cama ou só de um lado, no caso de ter a cama encostada à parede. Caso não tenha espaço, opte por comprar duas pequenas prateleiras e pendurar uma de cada lado.
Quanto espaço tem?
Depois de arrumados os móveis, avalie o espaço ainda disponível. Será que precisa de uma secretária? Ou de uma poltrona para ler um livro? As opções são vastas, afirma a Altamira. Mas atenção, tenha sempre em conta o tamanho do quarto.
Segundo a imobiliária, colocar móveis em excesso no quarto, vai torná-lo mais pequeno, sendo assim mais difícil circular num ambiente cheio. Por isso, entre os limites da cama e outro móvel deve existir uma distância de pelo menos 60 centímetros.