Saúde estuda reduzir intervalo da 2ª dose da Pfizer para 21 dias

Em vez dos atuais três meses, o imunizante seria aplicado novamente no intervalo de 21 dias

© Shutterstock

Brasil Pandemia 18/08/21 POR Estadao Conteudo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira, 18, que a pasta estuda alterar o intervalo da aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a covid-19, a partir de setembro. Em vez dos atuais três meses, o imunizante seria aplicado novamente no intervalo de 21 dias, para avançar no término do esquema vacinal.

PUB

O intervalo entre a primeira e a segunda dose que hoje está em vigor foi definido por decisão do Ministério da Saúde, após discussão com a Pfizer, para ampliar a quantidade de pessoas vacinadas com a primeira dose. Queiroga disse, porém, que o atual contexto da doença no País, com diminuição no número de mortes, permite essa alteração.

"Nós consideramos, agora em setembro, colocar o prazo de 21 dias para avançar na segunda dose", disse o ministro.

Queiroga declarou também que a Saúde encomendou um estudo para analisar a aplicação da terceira dose da vacina CoronaVac. Segundo ele, já há dados disponíveis sobre o reforço dos outros imunizantes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou um ofício ao laboratório Pfizer, pedindo informações sobre estudos de terceira dose de sua vacina. O órgão quer dados sobre a condução desses estudos e os resultados obtidos até agora.

O US Food and Drug Administration (FDA), principal órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos, alterou as autorizações de uso emergencial das vacinas Pfizer e Moderna para permitir a aplicação de uma terceira dose dos imunizantes.

Caso haja aplicação da terceira dose no País, o reforço começará pelos grupos prioritários, segundo Queiroga. Ou seja, primeiramente os profissionais de saúde, depois os idosos.

O secretário-executivo, Rodrigo Cruz, afirmou que o ministério está simulando um cenário de aplicação de terceira dose da vacina contra a covid para analisar o impacto da imunização "no avanço da vacinação de todo resto da população adulta que ainda falta ser vacinada".

Vacinas para São Paulo

O Ministério da Saúde tem sido criticado pela lentidão na entrega de vacinas contra a covid. O governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) tem se destacado nas críticas ao governo federal pela demora na entrega.

Sem se dirigir especificamente a um Estado ou município Queiroga disse que "é fundamental que se observe o espaço entre as doses" para que o Ministério consiga entregar as vacinas "com a pontualidade desejada".

"Se cada Estado, cada município resolver fazer a sua própria regra, o Ministério da Saúde não consegue entregar as vacinas com a tempestividade devida e isso atrasará a nossa campanha nacional de imunização", declarou.

A secretária de Enfrentamento à Covid, Rosana Leite de Melo, afirmou que o Estado de São Paulo deve 301.955 doses da CoronaVac ao Ministério. Queiroga declarou não haver má-fé no caso.

"Eu descarto qualquer tipo de conduta de má-fé, não há de maneira nenhuma, é apenas uma questão de divergência de entendimento", afirmou.

"O que a gente está falando aqui são milhares de doses, quando na verdade, nós já distribuímos mais de 200 milhões de doses de vacina. Todo esse questionamento é por um motivo fútil, porque é um porcentual ínfimo em relação ao que o governo federal já distribuiu de doses de vacina."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 13 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 10 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

politica Eleições Há 3 Horas

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

mundo Inglaterra Há 12 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 12 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

fama Maidê Mahl Há 11 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica Pé de Serra Há 11 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 12 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

justica MORTE-SP Há 10 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 11 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular