Terceira dose da vacina deve começar por idosos e profissionais de saúde

O debate sobre a aplicação de uma injeção de reforço tem ganhado força no Brasil

© Shutterstock

Brasil Pandemia 18/08/21 POR Estadao Conteudo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira, 18, que a aplicação de uma 3ª dose da vacina contra a covid-19 começa pelos idosos e profissionais de saúde, caso essa estratégia seja aprovada pelo governo federal. O debate sobre a aplicação de uma injeção de reforço tem ganhado força no Brasil. Outros países - como Israel, Chile e Uruguai - já aplicam doses em alguns grupos.

PUB

"Já encomendamos um estudo Pra verificar a estratégia da 3ª dose naqueles que tomaram a Coronavac. Por que naqueles que tomaram a Coronavac? Porque em relação aos outros imunizantes já temos dados científicos balizadores dessa conduta", disse Queiroga. "Aí vamos ter as respostas e com base nessas respostas tomaremos a conduta", acrescentou o titular da Saúde.

"Como será essa terceira dose? Bom, a gente vai começar pelos grupos prioritários. De novo: profissionais de saúde e os mais idosos. Sabemos que os indivíduos idosos têm o sistema imunológico mais comprometido, por isso é que eles são mais vulneráveis. Vocês já têm noticiado e nós sabemos, como profissionais de saúde, que pessoas que tomaram duas doses de vacina podem adoecer com a covid-19. Inclusive em formas graves da doença. Mas se compararmos os que se vacinaram com as duas doses e aqueles que não se vacinaram. O benefício da vacinação é inconteste", afirmou ele.

Parte dos especialistas defende avançar a vacinação para a maior parcela possível da população, incluindo os adolescentes, como forma de conter a transmissão do vírus. O avanço da variante Delta, mais transmissível, também colocou autoridades e especialistas em alerta.

Já outros médicos e cientistas dizem que seria melhor dar essa injeção de reforço em idosos - grupo mais vulnerável, que pode apresentar queda do grau de proteção vacinal ao longo do tempo. Nas última semanas, têm sido registradas hospitalizações e óbitos entre idosos vacinados, como ocorreu com o ator Tarcísio Meira, que morreu aos 85 anos. Isso não significa que a vacina seja ineficaz: ela protege contra casos graves, mas ainda há um risco e o grau de proteção pode diminuir ao longo do tempo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 13 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 10 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

politica Eleições Há 3 Horas

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

mundo Inglaterra Há 12 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 13 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

fama Maidê Mahl Há 11 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica Pé de Serra Há 11 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 12 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

justica MORTE-SP Há 10 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 11 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular