Brasil vai enviar remédios e bombeiros ao Haiti para auxílio após terremoto

Os preparativos da missão foram discutidos nos últimos dias

© Getty

Mundo Ajuda 19/08/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo brasileiro deve enviar um avião com ajuda humanitária ao Haiti, país atingido no último sábado (14) por um terremoto que deixou ao menos 1.941 mortos, segundo a contagem mais recente.

PUB

Os preparativos da missão foram discutidos nos últimos dias. De acordo com o Itamaraty, a previsão é que um avião com equipe de bombeiros e medicamentos doados parta no fim de semana.

Ainda segundo o ministério, os bombeiros que devem compor a equipe são peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas. A pasta também disse que os kits de medicamentos e insumos para assistência farmacêutica emergencial foram doados pelo Ministério da Saúde.

A aeronave utilizada será um cargueiro KC-390 Millennium, fabricado pela Embraer Defesa.

"O governo brasileiro acompanha com atenção os desdobramentos do terremoto que atingiu o Haiti em 14 de agosto e reafirma seu firme compromisso com a continuidade da ajuda humanitária àquele país", afirmou o Itamaraty, em nota.Na segunda-feira (16), durante exercício da Marinha em Formosa (GO), o presidente Bolsonaro disse que o governo havia recebido o pedido para enviar auxílio à população haitiana.

"As nossas Forças Armadas têm dado demonstrações práticas no mundo todo, em várias operações. Como agora estamos novamente sendo solicitados a uma missão de socorro, humanitária, no Haiti", declarou, na ocasião.

Além do terremoto, o Haiti foi atingido nesta semana pela tempestade Grace, que causou chuvas torrenciais e enchentes. Na região de Les Cayes, na costa do sul do país, um dos pontos mais atingidos pela tempestade foi um complexo de tendas erguidas para abrigar famílias desalojadas pelo terremoto.

A cidade costeira já havia sido uma das mais impactadas pelo tremor, que atingiu principalmente os departamentos do sudoeste do país. A infraestrutura rodoviária está danificada devido a deslizamentos de terra, e vários edifícios, como hotéis, igrejas e hospitais, com a estrutura destruída ou comprometida.

O terremoto atingiu o Haiti em um momento de grave crise política, deflagrada com o assassinato do presidente Jovenel Moïse e com a disputa por poder que se seguiu.

Em 2010, outro terremoto deixou mais de 200 mil mortos. Entre 2004 e 2017, generais brasileiros exerceram o comando militar da Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti).

Após o fim da missão, a ONU manteve no país operações de capacitação do Judiciário e de treinamento das forças policiais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad