Fernando Alonso renova com Alpine por mais uma temporada e seguirá na F-1 em 2022

O contrato com o time se encerraria ao final desta temporada, mas com a opção, agora exercida, de renovação para 2022

© Getty

Esporte Alonso 26/08/21 POR Estadao Conteudo

Bicampeão mundial e com vasta experiência na Fórmula 1, Fernando Alonso permanecerá na Alpine por mais uma temporada. Depois de indicar a extensão do vínculo por meio de uma mensagem criptografada no Twitter na última quarta-feira, a equipe francesa confirmou a manutenção do piloto espanhol nesta quinta, às vésperas do início do fim de semana do GP da Bélgica. O contrato com o time se encerraria ao final desta temporada, mas com a opção, agora exercida, de renovação para 2022.

PUB

Desta forma, a Alpine mantém uma dupla que alia experiência e juventude, já que Alonso, de 40 anos recém-completados, dono de 32 vitórias e 97 pódios ao longo da sua carreira na Fórmula 1, vai seguir correndo ao lado de Esteban Ocon, que completará 25 no próximo dia 17. O francês recentemente teve o seu contrato renovado até o final de 2024 e, no último GP da Hungria, triunfou pela primeira vez na categoria.

"A experiência de Alonso será crítica no desenvolvimento final e otimização do chassi e da unidade de potência projetadas para atender ao desafio dos regulamentos de 2022, que representam uma oportunidade significativa para a Alpine", informou a equipe em um comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira.

Grandes feitos de Alonso neste ano que marca o seu regresso ao Mundial foram destacados pelo time francês, que se chamava Renault - equipe pela qual o espanhol sagrou-se bicampeão em 2005 e 2006 - até o ano passado: seja a contribuição determinante para a vitória de Ocon na Hungria bem como as muitas posições conquistadas na relargada do GP do Azerbaijão, no circuito de rua de Baku, a duas voltas do final da corrida. Já são 38 pontos somados em 2021, com o melhor resultado na corrida mais recente, quando foi o quarto colocado.

Por meio do Twitter na última quarta-feira, Alonso publicou a mensagem "BTV vras nduvrg ddwa. Eno iw giadt gby awa, Q’z xwptbvrg ewqf mn ndlr!!!!". O que parecia ser apenas uma batida de cabeça no teclado era, na realidade, o código Vigenere, método de texto de criptografia. A tradução da mensagem é "GRANDE notícia chegando em breve. E para atiçar todos vocês, estou tuitando isto em código!". Companheiro de equipe e também garantido para 2022, Ocon entrou na brincadeira.

Alonso se disse muito feliz em confirmar a prorrogação do contrato com a Alpine até 2022. "Me senti em casa no momento em que voltei para esta equipe e fui recebido de braços abertos. É um prazer novamente trabalhar com algumas das mentes mais brilhantes do nosso esporte em Enstone e Viry-Châtillon", afirmou.

"Tem sido uma temporada complicada para todos, mas mostramos progresso como equipe, e o resultado na Hungria é um bom exemplo desta evolução. Estamos buscando lembranças mais positivas para o restante desta temporada, mas também crucialmente a partir do ano que vem, com as novas mudanças de regulamento na Fórmula 1. Sou um grande defensor da igualdade de condições e mudanças no esporte, e a temporada de 2022 será uma grande oportunidade para isso. Estou ansioso para o restante do ano e para correr ao lado de Esteban em 2022 pela Alpine", concluiu o espanhol.

Laurent Rossi, CEO da Alpine e que recentemente reforçou a ideia de contar com Alonso também em um futuro projeto no endurance, comemorou a permanência do espanhol por mais uma temporada na Fórmula 1. "Estamos muito satisfeitos por confirmar Fernando para a próxima temporada ao lado de Esteban. Para nós, é uma dupla de pilotos perfeita, entre as mais fortes do grid. Funciona de uma forma extremamente complementar, oferecendo talento bruto e velocidade, mas também com um espírito de equipe impecável, que proporcionou nossa primeira vitória na Hungria", disse o executivo.

Com a já esperada renovação do vínculo com Alonso confirmada pela Alpine, a Fórmula 1 parte agora para uma sequência de aguardados anúncios, como as definições das duplas de pilotos da Mercedes, Red Bull e Alfa Romeo, em movimentações esperadas para as próximas semanas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 18 Horas

Um sintoma inesperado na mão pode indicar câncer de pulmão; fique atento

esporte La Liga Há 22 Horas

Iniesta sonha em treinar o Barcelona: "É um desafio incrível"

brasil Transplante Há 16 Horas

Laboratório de caso de órgãos com HIV diminuiu qualidade para ter lucro, diz polícia

economia Economia Há 23 Horas

Nobel de Economia: trio é premiado por estudos sobre diferenças na prosperidade das nações

fama Elizabeth II Há 22 Horas

Rainha Elizabeth II era "tímida" mas "brincalhona", diz assessora

mundo Tragédia Há 17 Horas

Influencer britânico morre na Espanha após subir ponte para gravar vídeos

economia Banco Central Há 13 Horas

BC não deveria votar para definir meta de inflação, diz Galípolo

politica São Paulo Há 23 Horas

Ricardo Nunes e ministro Lula trocam farpas sobre Enel no X em meio a apagão em São Paulo

economia PIB Há 17 Horas

Meta fiscal torna-se possível em 2024, mas ainda depende de aperto nos gastos

fama Justiça Há 16 Horas

Gusttavo Lima debocha sobre contas bloqueadas pela Justiça em show