Pfizer vai anunciar produção de vacinas no Brasil com a Eurofarma

A Pfizer e a BioNTech anunciam uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma "para a produção local da vacina de mRNA contra a Covid-19"

© Shutterstock

Brasil Pandemia 26/08/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve receber nesta quinta-feira (26) a cúpula da farmacêutica Pfizer no Brasil. A empresa vai anunciar a produção de vacinas contra a Covid-19 no país, com distribuição para toda a América Latina.

PUB

A Pfizer e a BioNTech divulgaram nota em que anunciam uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma "para a produção local da vacina de mRNA contra a Covid-19", para ser disponibilizada para todo o continente.

As atividades de transferência técnica e de instalação de equipamentos para o Brasil "começarão imediatamente", dizem as empresas. A capacidade de produção, em 2022, pode ultrapassar as 100 milhões de doses.

A Eurofarma participará de uma rede global de produção que incluirá 20 instalações por quatro continentes.

O anúncio ocorre no momento em que se intensifica o debate sobre a urgência de se aumentar a produção de imunizantes no mundo. A maioria da população do planeta ainda não recebeu sequer a primeira dose de vacina, o que impede o controle da pandemia, aumenta o número de vítimas fatais e o risco de que novas variantes que escapem da proteção dos imunizantes se disseminem por todos os países.

A notícia da Pfizer está sendo festejada pelo governo federal.

"O Brasil é o país mais confiável da América Latina para a instalação de negócios de uma grande farmacêutica multinacional como a Pfizer", afirmou à coluna o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

"O país tem um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo e uma saúde suplementar com 48 milhões de beneficiários. Investe cerca de 10% de seu PIB em saúde", segue o ministro.

Ele afirma que o anúncio da Pfizer é fundamental "para o desenvolvimento do complexo industrial farmacêutico através da iniciativa privada, sem necessidade de fomento direto do governo".

O ministro afirma ainda que o país precisa voltar a investir "na pesquisa básica, de desenvolvimento de tecnologia e produtos".

Na pandemia do novo coronavírus, o Brasil participou dos estudos apenas selecionando voluntários para ensaios clínicos que comprovaram a eficácia dos imunizantes. Mas até agora não desenvolveu um produto próprio, com tecnologia nacional.

Na nota divulgada, as duas empresas afirmam que a brasileira Eurofarma "realizará atividades de fabricação dentro da cadeia de fornecimento e rede de fabricação de vacinas contra a Covid-19 globais da Pfizer e da BioNTech, que agora se estenderá por quatro continentes e incluirá mais de 20 instalações de fabricação. Para facilitar o envolvimento da Eurofarma no processo, as atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente".

Diz ainda que a Eurofarma "receberá o produto de instalações dos Estados Unidos e a fabricação das doses acabadas terá início em 2022".

Em plena capacidade operacional, a capacidade de produção excederá 100 milhões de doses.

A Pfizer esteve na ponta do desenvolvimento de imunizantes no país, com a produção de uma das vacinas mais eficientes contra o vírus.

Por meio de um contrato com o Ministério da Saúde, entregará um total de 200 milhões de doses ao país.

A Pfizer se somará à Fiocruz e ao Instituto Butantan, que já produzem vacinas no país.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Homem acorda em operação para doar órgãos após ser dado como morto

justica Rio de Janeiro Há 21 Horas

Homem tenta atear fogo em homens em situação de rua em Botafogo; VÍDEO

economia Transações Há 19 Horas

Regras do Pix mudam a partir de novembro

mundo Oriente Médio Há 22 Horas

Sozinho entre ruínas: Vídeo mostra últimos momentos do líder do Hamas

esporte Futebol Há 15 Horas

Messi surpreende e indica jogador inusitado como seu favorito a Bola de Ouro

fama Surfe Há 21 Horas

Vídeo do príncipe Harry surfando na Califórnia viraliza na web

fama Família Há 19 Horas

Após Sabrina Sato revelar gravidez, Duda Nagle diz querer ter mais filhos

fama LUTO Há 16 Horas

Robbie Williams fala de saúde mental e diz que estendeu a mão a Liam

fama Luto Há 22 Horas

Harry Styles lamenta morte de Liam Payne: 'Estou devastado'

mundo Aidente Há 14 Horas

Brasileira morre em Portugal e amigos fazem mutirão em busca de família