Judoca é atropelado por veículo autônomo e desiste de competir na Paralímpiada

Aramitsu Kitazono sofreu lesões na cabeça e na perna

© Reuters

Esporte Tóquio 27/08/21 POR Estadao Conteudo

Aramitsu Kitazono, judoca japonês na Paralimpíada de Tóquio, sofreu um acidente nesta quinta-feira. O atleta atravessava uma faixa de pedestre na Vila Olímpica, quando foi atropelado por um micro-ônibus autônomo. Kitazono, que se encaminhava ao refeitório, sofreu lesões na cabeça e na perna, segundo o jornal Asahi Shimbun.

PUB

Em tratamento no centro médico dos Jogos, o atleta precisa de duas semanas para se recuperar e, por isso, decidiu junto com seu técnico que não vai competir no evento. A estreia do japonês na categoria até 81 kg do judô para deficientes visuais estava programada para este sábado, contra o ucraniano Dmytro Solovey.

O veículo autônomo, produzido pela marca japonesa Toyota e chamado de 'e-Palette', transportava cinco passageiros e era operado por dois funcionários. Ninguém se machucou no acidente. Os transportes desse tipo dispõem de quatro níveis de autonomia. O nível zero indica que o condutor controla completamente o veículo. O quatro dá total liberdade à máquina, que executa todas as funções críticas para a segurança do condutor e dos passageiros.

Segundo a polícia local, o micro-ônibus, elétrico e de baixo ruído, havia parado pouco antes do acidente quando o sensor detectou um segurança que estava perto da faixa. Com a ajuda de um dos operadores do veículo, ele voltou a se mover e, alguns metros à frente, atingiu o judoca de 30 anos, que estava em sua terceira edição da Paralímpiada.

Em comunicado, a Toyota e os organizadores dos Jogos Paralímpicos informaram que o serviço de ônibus traslado foi temporariamente suspenso e que as operações serão retomadas assim que for considerado seguro fazê-lo.

"Pedimos desculpas profundamente por aqueles que sofreram ferimentos. Estamos cooperando totalmente com a polícia no caso", acrescentou a montadora japonesa. Com mais de 4.400 atletas, a Paralímpiada de Tóquio começou na terça-feira. O Brasil já foi ao pódio 17 vezes. Até agora, são seis ouros, quatro pratas e sete bronzes para a delegação do País no Japão.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 12 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Harry e Meghan Markle Há 12 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil Goiás Há 14 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 8 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 13 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 15 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Vídeo Há 12 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 8 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

economia Banco do Brasil Há 14 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

lifestyle Culinária de luxo Há 12 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?