Japão investiga morte de duas pessoas vacinadas com Moderna

País suspendeu na quinta-feira a utilização de 1,63 milhões de doses da vacina da farmacêutica norte-americana Moderna contra a Covid-19, depois de encontradas impurezas em três lotes.

© REUTERS/Kai Pfaffenbach

Mundo Pandemia 28/08/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

Duas pessoas morreram no Japão depois de terem recebido a segunda dose da vacina da Moderna de um dos três lotes que estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde devido a possível contaminação, segundo informou o El País

PUB

As vítimas são homens com 30 e 38 anos. Morreram dias depois de terem sido vacinados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. As causas da morte estão ainda sendo investigadas. Os dois homens, que tiveram febre depois de receberem a vacina, não apresentavam problemas de saúde ou histórico de alergias, acrescentou o Ministério da Saúde, através de um comunicado. 

Lembrando que ainda ontem o Ministério da Saúde japonês indicou que não tinham sido detectados quaisquer problemas em doentes imunizados com a vacina Moderna.

As autoridades continuam investigando as causas da presença de impurezas em 39 frascos da vacina Moderna, o que levou ao bloqueio preventivo de 1,63 milhões de doses, provenientes de Espanha, que deviam ser utilizadas ou já tinham sido administradas a alguns pacientes. 

O ministro da Saúde do Japão, Norihisa Tamura, pediu à farmacêutica norte-americana Moderna e à distribuidora nipónica Takeda para "tomarem medidas para evitar que isto volte a acontecer e para encontrar a causa em breve", e "evitar preocupar as pessoas que se vacinam".

Fontes do mesmo Ministério disseram à agência de notícias espanhola EFE que o Japão pretende continuar a depender do fornecimento da Moderna de Espanha, principal fornecedor da vacina da farmacêutica norte-americana no país asiático, enquanto a investigação dos frascos contaminados decorrer.

O Japão decidiu bloquear 1,63 milhões de vacinas de três lotes produzidos em Espanha pela Rovi, a empresa farmacêutica responsável pelo fabrico de uma grande parte das vacinas Moderna no mercado internacional, que também está a investigar as causas dos problemas de qualidade.

A deteção das partículas anormais afeta um lote do produto "distribuído exclusivamente no Japão", disse a Rovi, na véspera, numa declaração à Comissão Espanhola de Títulos e Câmbios (CNMV).

"A origem do incidente de fabrico pode estar numa das linhas de produção da Rovi, que está a trabalhar no sentido de fornecer toda a informação e colaboração que permitam o progresso da investigação", acrescentou a empresa.

A maioria dos lotes bloqueados já tinha sido distribuída a centros de vacinação no Japão, empresas e outras organizações responsáveis pela inoculação, e algumas das vacinas já tinham sido utilizadas em doentes, segundo as autoridades japonesas, que não forneceram dados específicos sobre o número de pessoas que tinham recebido vacinas dos lotes bloqueados.

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Homem acorda em operação para doar órgãos após ser dado como morto

justica Rio de Janeiro Há 11 Horas

Homem tenta atear fogo em homens em situação de rua em Botafogo; VÍDEO

mundo Oriente Médio Há 12 Horas

Sozinho entre ruínas: Vídeo mostra últimos momentos do líder do Hamas

economia Transações Há 9 Horas

Regras do Pix mudam a partir de novembro

esporte Futebol Há 5 Horas

Messi surpreende e indica jogador inusitado como seu favorito a Bola de Ouro

fama Surfe Há 11 Horas

Vídeo do príncipe Harry surfando na Califórnia viraliza na web

economia Dinheiro Há 13 Horas

Governo dará mais 6 meses para saque de dinheiro esquecido nos bancos

politica Ideologia Há 12 Horas

Lula diz que Bolsonaro inventou ser evangélico e que ninguém foi mais de esquerda que Jesus

fama Família Há 8 Horas

Após Sabrina Sato revelar gravidez, Duda Nagle diz querer ter mais filhos

fama Luto Há 12 Horas

Harry Styles lamenta morte de Liam Payne: 'Estou devastado'