Governo deve anunciar estímulos à indústria de petróleo após carnaval

O encontro deve ser reagendado para os próximos dias, mas ainda não há definição

© Agência Brasil

Economia Eduardo Braga 03/02/16 POR Estadao Conteudo

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou nesta quarta-feira, 3, que o governo deve anunciar após o carnaval medidas de estímulo à indústria do petróleo. Segundo Braga, nesta quarta-feira deveria ter ocorrido uma reunião entre ele e o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, para debater o tema, mas em função de um mal-estar não pôde comparecer.

PUB

O encontro deve ser reagendado para os próximos dias, mas ainda não há definição. "Estamos trabalhando nas medidas de estímulo para o setor de petróleo. Esperamos anunciar logo após o carnaval medidas de estímulo", disse, sem dar mais detalhes.

Abengoa

Braga esteve reunido na manhã de hoje com Luís Solaro Mascari, diretor-presidente da Abengoa, empresa espanhola que tocava obras de concessão no segmento energético e enfrenta problemas financeiros. Segundo ele, a empresa pediu 15 dias para se manifestar sobre a continuidade das obras de concessões. No fim do ano passado, 1,5 mil funcionários foram demitidos com a paralisação das obras do linhão entre o Tocantins e a Bahia, que servirá para escoar a energia da Usina de Belo Monte para o Nordeste.

Braga explicou que está conversando com a Abengoa por entender ser possível encontrar uma solução negociada, sem a necessidade de litígio. "Ela pediu um prazo até dia 15 para que possa se manifestar definitivamente sobre as concessões que estão fora de operação. A empresa terá de se manifestar junto ao ministério e terá negociação com a Aneel sobre essa questão", relatou o ministro. "Nós queremos uma solução de curtíssimo prazo para que as obras dessas concessões possam ser retomadas o mais rápido possível", emendou.

Desde o ano passado, a empresa, que é um dos maiores grupos da Espanha, enfrenta uma espécie de pré-recuperação judicial. Quando anunciou a sua reestruturação, a empresa informou que a tentativa de entrada de um novo sócio havia fracassado e que acionaria um mecanismo de renegociação de dívidas, previsto na lei espanhola, antes de entrar em concordata. Desde então, as obras da Abengoa estão paralisadas no Brasil. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 18 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 17 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 12 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 15 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

mundo Reino Unido Há 17 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 15 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

mundo Inglaterra Há 9 Horas

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia Bancos Há 19 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

lifestyle Cérebro Há 19 Horas

Neurologistas alertam para hábito comum que prejudica muito a memória

tech Rede Social Há 19 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta