Será que devemos seguir o conselho das celebs "anti-banho"?
O grande debate: eles são esclarecidos ou só um pouco nojentos?
Será que devemos seguir o conselho das celebs "anti-banho"?
Algumas celebridades têm levantado o debate sobre quantas vezes devemos tomar banho. O time "anti-banho" inclui pessoas como Mila Kunis, Ashton Kutcher e Jake Gyllenhaal. Eles se posicionaram e disseram que não acham necessário tomar banho todos os dias. O que choca um pouco porque vai contra a imagem limpa e glamourosa que temos da maioria dos famosos. A filosofia deles é a seguinte: se parece sujo ou fedido, lave! Caso contrário, provavelmente está tudo bem.
Este debate rapidamente se espalhou por Hollywood, com outras celebridades saindo em favor do banho diário (ou no caso de Dwayne Johnson, tomando banho três vezes por dia!). Isso nos faz pensar quais são os prós e contras de verdade. Existe alguma base científica para suas escolhas de estilo de vida ou é simplesmente preferência pessoal? Felizmente, especialistas reais pesaram as vantagens e desvantagens e enriqueceram o assunto.
Clique nesta galeria para descobrir o quanto é importante tomar banho! Será que todo dia?
©
Shutterstock
Novas atitudes para a higiene
Depois de uma pandemia mundial, estamos naturalmente preocupados com nossa higiene e bem-estar físico mais do que nunca . Toda a população humana foi instruída a lavar cuidadosamente as mãos várias vezes ao dia para evitar espalhar o perigoso vírus.
©
Shutterstock
O debate do banho
Esse fato torna ainda mais confuso o debate sobre higiene pessoal. As estrelas se expuseram e disseram que só tomam banho e dão banho nos filhos quando começam a cheirar. Mas isso é saudável e seguro?
© Getty Images
"Higiene ideal"
A rotina ideal de banho sempre pareceu ser uma chuveirada diária na qual nos esfregamos da cabeça aos pés, seguida de uma sessão de hidratação do corpo inteiro e aplicação cuidadosa de um desodorante. Ninguém te julga e, ao sentir aquele cheirinho desagradável no transporte público, a gente fica tranquilo que não é nosso.
©
Shutterstock
Higiene e vergonha
A limpeza está fortemente ligada à dignidade e à vergonha. A ideia de ser considerado sujo, impuro ou fedorento é extremamente embaraçosa e o banho frequente é uma maneira de evitar possíveis humilhações e rejeições. Muitas pessoas que cresceram com muito pouco dinheiro se orgulham do fato de que sempre foram limpas e cheirosas, mesmo que suas roupas fossem de segunda mão.
©
Shutterstock
Bullying e rejeição
Quando alguém não tem acesso a roupas limpas ou água tratada, isso é visto como uma perda de dignidade. Crianças que não vão para a escola limpas são muitas vezes intimidadas. Muitas crianças não tem um lugar para morar, ou moram em lugares sem acesso a água. E são desprezadas e evitadas por aqueles que não conseguem olhar além do exterior e ver o ser humano.
©
Shutterstock
O material dos pesadelos
A maioria de nós toma banho diariamente por força do hábito, mas também para estar acima da censura quando se trata de nossa higiene pessoal. É o pior pesadelo de alguém sair de casa por um dia e perceber que esqueceu de colocar desodorante! Então, quem são todas essas pessoas que não estão preocupadas com banho regular e nem usam desodorante?
©
Shutterstock
Estatísticas internacionais
Esses hábitos começam em torno da puberdade e tendem a ser influenciados por normas sociais que, como sabemos, variam de cultura para cultura. De acordo com a Harvard Health, aproximadamente dois terços das pessoas nos EUA tomam banho todos os dias. Na Austrália a faixa é 80%, enquanto na China a média está mais próxima de duas vezes por semana.
© Shutterstock
Por que tomamos banho?
As três principais motivações para tomar banho diariamente são: preocupações com o odor corporal, acordar pela manhã e se lavar após um treino diário. Todas essas razões são válidas, especialmente se o odor corporal pode afetar suas relações profissionais e pessoais!
©
Shutterstock
Motivos do Marketing
No entanto, alguns de nossos hábitos de higiene podem ser influenciados pelo marketing. Por exemplo, as instruções na maioria das embalagens de shampoo dizem para você "lavar, enxaguar, repetir". Não há nenhuma razão real para lavar o cabelo duas vezes, mas você certamente terá que comprar mais produto se fizer isso!
©
Shutterstock
Deixe a toalha cair!
Independentemente de suas razões para tomar banho diariamente, cientistas e especialistas em saúde não consideram isso necessário na maioria dos casos.
©
Shutterstock
As desvantagens do banho diário
A pele saudável tem uma camada de óleo natural, bem como bactérias e microrganismos "bons". Lavar todos os dias, especialmente se estamos esfregando nossa pele e usando água quente, pode remover essas substâncias importantes.
©
Shutterstock
Pele seca
Um resultado possível é que você terá pele seca e irritada. O que pode te dar coceira e ser bem desconfortável, e te obriga a comprar hidratantes para devolver a umidade à sua pele.
©
Shutterstock
Infecções e alergias
Se sua pele fica seca e trincada, é mais provável que deixe entrar bactérias ou substâncias que causem alergia. Isso aumenta o risco de ter uma infecção de pele ou ter uma reação alérgica.
© Shutterstock
Sabonete antibacteriano
Sabonetes antibacterianos são ótimos para matar as bactérias "ruins", mas também matam as bactérias "boas". Isso pode perturbar o equilíbrio cuidadoso dos microrganismos em sua pele, incentivando as bactérias a evoluírem e voltarem ainda mais fortes! Isso desenvolve bactérias menos amigáveis que são mais resistentes a antibióticos.
©
Shutterstock
Exposição à sujeira pode ser útil
As bactérias normais e a sujeira que encontramos ao longo de nossas vidas são necessárias para fortalecer nossos sistemas imunológicos. Assim como uma vacina, a exposição a um pouco dessas sujeiras externas encoraja o sistema imunológico a construir anticorpos que nos protegem.
©
Shutterstock
Sistema imunológico
Se 'limparmos demais' nossos corpos, impedimos nosso sistema imunológico de fazer seu trabalho, deixando-nos um pouco mais suscetíveis a doenças.
©
Shutterstock
Teor de água
Dependendo da qualidade da água na região que mora, você também pode estar tomando banho num líquido que contém sais, metais pesados, cloro, flúor, pesticidas e outros produtos químicos. Essas substâncias podem causar muitos problemas.
©
Shutterstock
Lixo
Outra desvantagem do banho diário é que ele desperdiça água (não que o problema da água venha disso). Também é caro estocar todos os sabonetes, géis de banho, shampoos e condicionadores. Sem mencionar o fato de que esses artigos estão cheios de produtos químicos que podem causar outros problemas para o seu corpo.
©
Shutterstock
Não é um grande problema
Tomar banho diário não é um hábito extremamente problemático, mas também não é benéfico para sua saúde. É mais provável que a prática deixe sua pele seca e remova alguns dos óleos naturais e bactérias que mantêm sua pele saudável.
© Shutterstock
A média recomendada
É difícil ter uma recomendação geral para quantas vezes devemos tomar banho porque o corpo e o estilo de vida de cada pessoa são diferentes. Os especialistas parecem concordar que tomar banho algumas vezes por semana é suficiente.
©
Shutterstock
Mantenha certas áreas limpas
Naturalmente, existem certas zonas de perigo que tendem a suar mais e acumular bactérias. Isso causa maus odores e pode levar a infecções se não forem mantidas limpas. Por essa razão, é recomendável limpar de maneira suave as axilas, virilha e pés regularmente.
©
Shutterstock
Curto e funcional
Se você sentir que deve tomar banho diariamente, alguns médicos recomendam um banho rápido de três minutos onde você só lava as três principais zonas de perigo. Fora isso, tente evitar esfregar a pele.
©
Shutterstock
Segurança e doenças
Quando se trata de reduzir a propagação de doenças infecciosas como o COVID-19, os especialistas dizem que tomar banho diariamente não ajuda. Lavar as mãos com cuidado e frequência faz uma enorme diferença, mas é extremamente improvável que você espalhe infecções com o resto do corpo.
©
Shutterstock
Você decide
Tudo bem se você toma banho diariamente ou com menos frequência. O importante é que você não esteja tendo problemas de pele visíveis ou deixando o quarto fedorento. É preferível não tomar banho todos os dias se seu estilo de vida permitir. No fim das contas, faça o que te deixa confortável. E se você é "time banho", não envergonhe quem pensa diferente de você.
©
Shutterstock
O debate do bebê
Outro elemento do grande debate sobre banhos foi a frequência com que os pais devem dar banho nos filhos. Ashton Kutcher e Mila Kunis disseram que eles só lavam seus filhos quando ficam visivelmente sujos. Os amigos Kristen Bell e Dax Shepard concordaram.
© Getty Images
Banho nas crianças pequenas
De acordo com o especialistas, não é necessário banhar bebês diariamente: "Você pode preferir lavar o rosto, pescoço, mãos e b u m b u m cuidadosamente". Recomenda-se uma sessão adequada no banho duas ou três vezes por semana.
©
Shutterstock
Crianças
Para crianças um pouco maiores, a Clínica Cleveland diz que elas devem tomar banho no mínimo duas ou três vezes por semana. Mais que isso, só se ficarem pegajosas, enlameadas ou fedidas!
©
Shutterstock
Adolescentes
Quando as crianças atingem a puberdade e seus corpos começam a mudar, a necessidade de banho pode aumentar. É natural que seus corpos produzam mais óleo e suor durante esse período, por isso é importante ficar limpo para ajudar com problemas como acne e odor corporal, que são muito difíceis de lidar nesta fase da vida.
©
Shutterstock
Lifestyle
Higiene
16/09/21
POR Notícias Ao Minuto
Algumas celebridades têm levantado o debate sobre quantas vezes devemos tomar banho. O time "anti-banho" inclui pessoas como Mila Kunis, Ashton Kutcher e Jake Gyllenhaal. Eles se posicionaram e disseram que não acham necessário tomar banho todos os dias. O que choca um pouco porque vai contra a imagem limpa e glamourosa que temos da maioria dos famosos. A filosofia deles é a seguinte: se parece sujo ou fedido, lave! Caso contrário, provavelmente está tudo bem.
Este debate rapidamente se espalhou por Hollywood, com outras celebridades saindo em favor do banho diário (ou no caso de Dwayne Johnson, tomando banho três vezes por dia!). Isso nos faz pensar quais são os prós e contras de verdade. Existe alguma base científica para suas escolhas de estilo de vida ou é simplesmente preferência pessoal? Felizmente, especialistas reais pesaram as vantagens e desvantagens e enriqueceram o assunto.
Clique nesta galeria para descobrir o quanto é importante tomar banho! Será que todo dia?
PARTILHE ESTA NOTÍCIA