Outubro Rosa: estrelas que enfrentaram o câncer de seio

Veja como foram as lutas de celebridades brasileiras e internacionais contra a doença!

Outubro Rosa: estrelas que enfrentaram o câncer de seio

Outubro é o mês da conscientização e prevenção do câncer de seio. Apesar da campanha Outubro Rosa já acontecer há mais de 15 anos no Brasil, uma pesquisa recente revelou que há muita falta de informação acerca da doença. De acordo com estudo conduzido pelo Ibope Inteligência, em parceria com a farmacêutica Pfizer, a maioria dos entrevistados desconhece os fatores de risco para a enfermidade.

Segundo o levantamento, 73% dos entrevistados (entre homens e mulheres) associaram o aparecimento de câncer nos seios à herança genética. Também foi preocupante a descoberta de que 77% das mulheres confiam mais na própria avaliação (o autoexame) em casa do que na mamografia, que é a maneira mais eficaz de diagnosticar a doença precocemente.

O estilo de vida, apontado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) como o maior responsável pelo surgimento de tumores, só foi citado por 23% das pessoas.

Muito além da herança genética, o sedentarismo, a obesidade e o consumo de álcool também podem influenciar no desenvolvimento da doença.

Para destacar a importância da campanha Outubro Rosa, veja como foram as lutas de estrelas brasileiras e internacionais contra esse tipo de câncer.

© Getty Images/Tv Globo

Fernanda Motta

A atriz e modelo lutou contra um câncer, diagnosticado em 2019. Fernanda fez quimioterapia, cirurgia de um pequeno nódulo e terminou tratamento recentemente. No programa 'Encontro', ela destacou a importância de 'desmistificar esse nome tão forte'. 'O câncer é uma doença séria, mas ele tem cura. Principalmente se você tem um diagnóstico precoce. É muito melhor a gente se cuidar e prevenir', garantiu.

©

Getty Images

Fernanda Motta

Sobre o momento delicado que passou, Fernanda destacou que a autoestima foi crucial para se manter firme no tratamento: 'Acredito muito que a cabeça da gente é nosso guia. A cura vem da nossa cabeça. Se não forem 50%, no mínimo, 40% vêm da nossa cabeça. Se sua cabeça está mais positiva, as células do seu corpo vão te ajudar. O otimismo faz com que a gente tenha mais força. Eu não deixei de trabalhar, sempre mantive minha cabeça muito ocupada. Nunca pensei que seria o fim'.

©

Getty Images

Christina Applegate

Famosa por 'Disque Amiga para Matar', série da Netflix, a atriz descobriu que tinha câncer em 2008 e precisou se submeter a uma mastectomia dupla.

© Getty Images

Kylie Minogue

A diva pop australiana foi diagnosticada com câncer no seio em 2005. Seu tratamento durou três anos e ela enfrentou uma mastectomia parcial, além de sessões de quimioterapia e radioterapia.

© Getty Images

Ana Furtado

Em setembro de 2019, a apresentadora e atriz comentou durante o 6º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer que ficou em choque ao ler resultado do exame que afirmava ter carcinoma. Apesar do diagnóstico, Ana não se desesperou, mas optou por acreditar na cura. 'A partir daí, consegui entender vários propósitos novos para minha vida. Entendi que o câncer é uma ameaça, mas não é o fim, é o começo. (...) O câncer não é seu inimigo, mas pode ser seu principal agente transformador', revelou.

©

Getty Images

Julia Louis-Dreyfus

A estrela de 'Veep' revelou ter câncer em 2017 nas redes sociais. A atriz passou por quimioterapia e uma mastectomia dupla. No fim de 2018, Julia Louis-Dreyfus foi declarada livre da doença.

© Getty Images

Peter Criss

O câncer de m a m a também pode afetar homens. Peter Criss, o baterista do Kiss, revelou ter sido diagnosticado com a doença em 2008. Como descobriu cedo e começou logo tratamento, o músico conseguiu evitar que a enfermidade se espalhasse.

© Getty Images

Cynthia Nixon

A estrela de 'S e x and the City' descobriu ter um pequeno tumor no seio direito em 2006. A atriz fez cirurgia e sessões de radioterapia.

© Getty Images

Elba Ramalho

Em 2010, a estrela da MPB descobriu um cisto em um dos seus seios e rapidamente iniciou tratamento contra o câncer. 'Fiz radioterapia, tirei um pedaço do seio. Mas me livrei da quimioterapia, porque o câncer era totalmente hormonal', explicou Elba no programa 'Encontro'. 

©

Getty Images

Elba Ramalho

'O nome câncer tem um fardo muito mais pesado do que a doença em si. Descobrindo no início como o meu, é tranquilo. A prevenção é tudo', destacou.

©

Getty Images

Rita Wilson

Em 2015, a atriz e esposa de Tom Hanks disse à revista People que se submeteu a uma mastectomia dupla.

© Getty Images

Brigitte Bardot

A icônica atriz francesa foi diagnosticada em 1983 com câncer e chegou a recursar tratamento. Bardot acreditava que seu destino era morrer, mas um amigo a convenceu a lutar contra a doença.

© Getty Images

Maggie Smith

A atriz de 'Downton Abbey' soube que tinha câncer aos 73 anos. Maggie Smith disse que o pior era o tratamento do que a própria doença. A artista britânica acabou se recuperando completamente da doença.

© Getty Images

Suzana Gullo

Em entrevista ao canal de Mariana Kupfer no YouTube, a esposa do apresentador Marcos Mion contou que descobriu ter um nódulo em 2016. Felizmente, a empresária venceu o câncer e refletiu sobre esse momento da sua vida: 'Eu era uma pessoa antes e outra melhor depois. Em todos os aspectos. Me cuido mais, cuido mais de quem eu amo, dou valor às pequenas coisas, tenho outro olhar para meus filhos, marido e todos que amo. Aprendi a ter essa paz dentro de mim. Nada vem por acaso, problemas existem para que a gente supere'.

©

Getty Images

Sheryl Crow

A cantora americana foi diagnosticada com câncer em 2006 e realizou intervenção cirúrgica e radioterapia.

© Getty Images

Melissa Etheridge

A cantora confessou que a descoberta de um câncer foi um dos dramas mais difíceis da sua vida. 

© Getty Images

Wanda Sykes

A atriz e comediante foi diagnosticada com câncer em 2011 e fez mastectomia dupla para evitar chances de recorrência.

© Getty Images

Shannen Doherty

Depois de anos de remissão, a estrela de 'Barrados no Baile' e 'Charmed' anunciou em 2020 que enfrenta câncer no estágio 4 em metástase. O primeiro diagnóstico da doença foi em 2015. A atriz tem sido um exemplo de lutadora inspiradora e comentou que, apesar do seu quadro ser muito grave, ela sente que ainda tem muita vida e busca 'valorizar todos os pequenos momentos que a maioria das pessoas realmente não vê ou não dá valor'.

© Getty Images

Arlete Salles

A atriz teve o seu diagnóstico de câncer em 2014 e conseguiu vencer a doença após cirurgia e muitas sessões de quimioterapia e radiologia.

©

Getty Images

Shirley Temple

A atriz, que se tornou uma estrela em Hollywood ainda criança, ganhando até um Oscar, foi uma das primeiras famosas a falar publicamente sobre ter e viver com a doença, em 1972.

© Getty Images

Olivia Newton-John

A estrela de 'Grease — Nos Tempos da Brilhantina' (1978) descobriu ter um câncer em 1992. Depois de vencer a luta, a atriz disse que se sentia sortuda e agradecida por ser uma sobrevivente da doença.

© Getty Images

Costanza Pascolato

A consultora de moda sobreviveu a dois cânceres nos seios. Pascolato descobriu o primeiro em 1991 e o segundo em 2013. Para quem enfrenta a doença, ela recomendou buscar ajuda e informação. 'Fui ouvir opiniões de diversos médicos, porque a informação é fundamental; tira o pânico', disse ela. 'Eu diria às mulheres que estão em tratamento para cultivarem a autoestima, gostarem e cuidarem de si mesmas', acrescentou.

© Getty Images

Jane Fonda

Vencedora de dois Oscars, a atriz descobriu um pequeno tumor em 2010. Seu câncer não era invasivo, mas ela precisou fazer uma cirurgia. Por sorte, Fonda não precisou passar por quimioterapia ou radioterapia.

© Getty Images

Giuliana Rancic

A apresentadora de TV descobriu que tinha câncer quando estava em um tratamento de fertilidade em 2011. Rancic acabou fazendo uma mastectomia dupla.

© Getty Images

Patricia Pillar

A atriz descobriu que tinha câncer no final de 2001. Patrícia revelou que o pior não foi ficar careca, mas a quimioterapia. A artista, que optou por não usar peruca, disse que falar sobre sua doença publicamente 'foi uma libertação'. 'Vivi intensamente o meu sofrimento. É a minha história. Não quis fugir. Preferi enfrentar', declarou ela em entrevista à revista Quem.

©

Tv Globo/Reginaldo Teixeira

Edie Falco

Famosa pelas séries 'The Sopranos' e 'Nurse Jackie', a atriz disse que sobreviver ao câncer a fez reavaliar suas prioridades na vida.

© Getty Images

Kim Gordon

A cantora e baixista do Sonic Youth descobriu um câncer quando estava se divorciando e relatou como lidou com essa revelação no livro de memórias 'A Garota da Banda'.

© Getty Images

Kathy Bates

A lendária atriz de 'Louca Obsessão' (1990) fez uma mastectomia dupla em 2012, depois de ser diagnosticada com câncer.

© Getty Images

Joana Fomm

A também atriz Joana Fomm precisou se submeter a duas mastectomias e quimioterapia para lutar contra a doença, diagnosticada em 2007.

©

Tv Globo/João Miguel Júnior

Jaclyn Smith

A atriz, que despontou para a fama como a Kelly Garret da série 'As Panteras', foi diagnosticada com câncer em 2002 e foi submetida a uma lumpectomia (também conhecida como tumorectomia), uma cirurgia para remoção apenas do nódulo existente e das suas áreas adjacentes, sem haver necessidade da retirada total do seio.

© Getty Images

Kate Jackson

Também estrela de 'As Panteras', a intérprete da personagem Sabrina Duncan lutou contra um câncer de 1987 a 1989.

© Getty Images

Anastacia

A cantora pop foi diagnosticada com a doença duas vezes e precisou fazer uma mastectomia dupla.

© Getty Images

Marianne Faithfull

A cantora e atriz britânica afirmou que ganhou uma segunda chance da vida após se recuperar do câncer.

© Getty Images

Kim Novak

A estrela de 'Um Corpo que Cai' (1958) foi diagnosticada com um câncer em 2010.

Leia também: Esses alimentos combatem a ansiedade e a depressão

© Getty Images

Fama Outubro rosa 30/09/21 POR Notícias Ao Minuto


Outubro é o mês da conscientização e prevenção do câncer de seio. Apesar da campanha Outubro Rosa já acontecer há mais de 15 anos no Brasil, uma pesquisa recente revelou que há muita falta de informação acerca da doença. De acordo com estudo conduzido pelo Ibope Inteligência, em parceria com a farmacêutica Pfizer, a maioria dos entrevistados desconhece os fatores de risco para a enfermidade.

PUB

Segundo o levantamento, 73% dos entrevistados (entre homens e mulheres) associaram o aparecimento de câncer nos seios à herança genética. Também foi preocupante a descoberta de que 77% das mulheres confiam mais na própria avaliação (o autoexame) em casa do que na mamografia, que é a maneira mais eficaz de diagnosticar a doença precocemente.

O estilo de vida, apontado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) como o maior responsável pelo surgimento de tumores, só foi citado por 23% das pessoas.

Muito além da herança genética, o sedentarismo, a obesidade e o consumo de álcool também podem influenciar no desenvolvimento da doença.

Para destacar a importância da campanha Outubro Rosa, veja como foram as lutas de estrelas brasileiras e internacionais contra esse tipo de câncer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 21 Horas

Regras do Pix mudam a partir de novembro

fama Argentina Há 22 Horas

'Bebemos álcool', dizem prostitutas que acompanhavam Liam Payne em hotel

fama Sean 'Diddy' Combs Há 23 Horas

Diddy tinha uma obsessão com William e Harry (e molduras dos príncipes)

fama Angelina Jolie Há 23 Horas

Angelina Jolie acompanhada por suposto novo amor em pré-estreia de filme

brasil UNIVERSIDADE-MA Há 15 Horas

Palestrante mostra as nádegas e rebola em evento da federal do Maranhão

fama Relacionamento Há 21 Horas

Cruz Beckham é flagrado em clima de romance com cantora brasileira

tech Espaço Há 20 Horas

NASA compartilha fotografia incrível do cometa C/2023 A3

fama Óbito Há 15 Horas

Namorada de Liam Payne explica por que deixou a Argentina antes dele

lifestyle Cabelos grisalhos Há 22 Horas

Os benefícios surpreendentes em deixar o cabelo branco!

mundo Israel Há 23 Horas

Drone é lançado em direção a casa de Netanyahu