Vendas do varejo caem 3,1% em agosto ante julho, revela IBGE

O resultado veio abaixo do piso das estimativas de analistas

© Shutterstock

Economia Crise 06/10/21 POR Estadao Conteudo

As vendas do comércio varejista recuaram 3,1% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), informou nesta quarta-feira, 6, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio abaixo do piso das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast que tinha intervalo de queda de 1,4% a alta de 2,4% com mediana de 0,6%.

PUB

Na comparação a agosto de 2020, as vendas do varejo recuaram 4,1%. Por essa base de comparação, o resultado também foi pior do que o piso das projeções, que iam de queda de 0,3% a avanço de 5,2% com alta de 2,0% na mediana.

As vendas do varejo restrito, que incluem oito ramos acompanhados pelo IBGE, acumularam crescimento de 5,1% no ano e alta de 5,0% em 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui o comércio de material de construção e de veículos, as vendas caíram 2,5% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, vindo novamente pior do que as expectativas. A mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast era de queda de 0,5%, com intervalo de recuo de 1,80% a avanço de 1,90%.

Na comparação a agosto de 2020, o varejo ampliado ficou estável (0,0%). Por esse confronto, o resultado ficou fora das projeções, uma vez que o intervalo ia de alta de 0,10% a 6,30% para o período com mediana de 2,9%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam, desta forma, alta de 9,8% no ano e avanço de 8,0% em 12 meses.

Pré-pandemia

Com a queda de agosto, as vendas do varejo estão agora 2,2% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas operam 0,1% abaixo do pré-pandemia.

Das atividades acompanhadas pelo IBGE, estão acima do nível pré-pandemia os segmentos de material de construção (13,7%), artigos farmacêuticos (12%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,2%) e supermercados (1,6%).

Estão abaixo do nível pré-crise sanitária o comércio de veículos (-3,5%), móveis e eletrodomésticos (-0,1%), vestuário (-4,3%), combustíveis (-7,9%), equipamentos de informática (-14,8%) e livros e papelaria (-37,4%).

Revisões

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em julho ante junho, de alta 1,2% para uma alta de 2,7%. No varejo ampliado, a taxa de julho ante junho foi revisada de alta de 1,1% para avanço de 5,7%.

Segundo Cristiano Santos, analista da pesquisa do IBGE, a revisão é decorrente especialmente do modelo de ajuste sazonal da pesquisa. Segundo ele, não houve "grande revisão de dados primários".

Média móvel trimestral

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito - que inclui oito ramos do comércio - teve queda de 0,5% em agosto. No varejo ampliado, que acrescenta as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou baixa de 1,3% em agosto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Elon Musk Há 11 Horas

Musk promete dar um milhão por dia a quem assinar a sua petição

politica Vazamento Há 17 Horas

Kajuru tem vídeo íntimo vazado nas redes sociais: "Éramos solteiros"

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Agricultor descobre 700 moedas de ouro que valem R$ 18 milhões

esporte Indonésia Há 17 Horas

Surfista morre após ataque de peixe espada

fama Maya Massafera Há 11 Horas

Maya Massafera diz estar saindo com jogador do Flamengo

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Patrícia Poeta posa de biquíni ao fazer 48 anos e recebe elogios

fama Liam Payne Há 14 Horas

Liam Payne passou 'últimas' noites fazendo doações a instituições

economia Pix Há 16 Horas

Projeto estabelece devolução de dinheiro esquecido por Pix

fama Sylvester Stallone Há 18 Horas

Aos 78 anos, Sylvester Stallone impressiona fãs com seu gingado

fama Óbito Há 16 Horas

Namorada de Liam Payne explica por que deixou a Argentina antes dele