SP supera EUA e Europa com 60% da população totalmente vacinada contra Covid

Perto de 99% das pessoas com 18 anos ou mais receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra o coronavírus na cidade

© Teresa Nunes/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Brasil Vacina 06/10/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O estado de São Paulo chegou a 60% da população totalmente vacinada contra a Covid-19, superando o percentual de imunizados dos Estados Unidos e da Europa. Além disso, perto de 99% das pessoas com 18 anos ou mais receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra o coronavírus.

PUB

Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (6), o governador João Doria (PSDB) chamou a atenção para essa comparação."Segundo dados da plataforma Our World in Data, da universidade Oxford, da Inglaterra, que mede as taxas de vacinação em todo o mundo, o índice de 60% que São Paulo alcançou no dia de ontem supera os 55% dos Estados Unidos e os 52% da média geral dos 50 países do continente europeu", disse Doria.

Até agora, foram aplicadas no estado de São Paulo cerca de 65 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, sendo 36,8 milhões da primeira dose e 26,2 milhões da segunda. Aproximadamente 1,1 milhão de paulistas tomaram o imunizante de dose única e 734 mil já receberam a dose adicional.

O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo. Durante o evento, o governador também tratou de medidas de contenção à disseminação do vírus.

Na ocasião, a enfermeira Monica Calazans, que em janeiro tornou-se a primeira brasileira a tomar a vacina contra a Covid-19 no país, e o secretário da Saúde Jean Gorinchteyn tomaram a dose adicional do imunizante. Calazans também foi a responsável por aplicar a vacina no governador João Doria, em maio deste ano.

A administração estadual também afirmou que, na última semana, 72% das cidades do estado, ou 467 municípios, não tiveram morte pela doença.

"O resultado reflete o impacto positivo do avanço da vacinação em São Paulo, que assumiu a liderança no ranking como o estado que mais vacina no Brasil", disse Doria.

O governador também anunciou que o estado bateu o recorde da administração das doses de reforço com o início da vacinação dos profissionais de saúde nesta segunda-feira (4).

Até então, apenas pessoas acima de 70 anos estavam recebendo o reforço. No mesmo dia, começou também a campanha para pessoas de 60 a 69 anos.

Para receber a vacina, o profissional deve ter completado o ciclo vacinal e ter tomado a última dose há pelo menos seis meses.

Foram registrados 4.595 pacientes internados, sendo 2.250 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 2.345 em enfermaria. São cerca de 150,2 mil óbitos pela doença no estado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 17 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 20 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 16 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 18 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 18 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 17 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 17 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 17 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 19 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad