Metrô e CPTM começam a desativar bilheterias nesta sexta-feira (8)

O Bilhete Único e o cartão Bom continuarão sendo aceitos como forma de pagamento da passagem

© Shutterstock

Brasil TRANSPORTE-SP 08/10/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo estadual inicia nesta sexta-feira (6) o fechamento gradual das bilheterias do metrô e da CPTM. Neste primeiro dia, os guichês das estações Belém, linha 3-vermelha do metrô, e Granja Julieta, linha 9-esmeralda, só abrem nos horários de pico.

PUB

O serviço de bilheteria vai funcionar das 6h às 10h e das 16h às 20h. No dia 15, os pontos dessas estações serão desativados por completo. A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) diz que vai manter nos dois locais, pelos próximos 30 dias, uma equipe de auxílio, chamada "Posso Ajudar".

O calendário com a desativação dos guichês das demais estações ainda não foi informado pelo governo.

A intenção da STM é que a partir de 2022 a compra dos bilhetes digitais com QR Code seja feita somente por meio de aplicativo de celular, máquinas de autoatendimento e por uma rede credenciada no entorno das estações (leia mais abaixo). O Bilhete Único e o cartão Bom continuarão sendo aceitos como forma de pagamento da passagem. A pasta sustentou que não haverá dispensa, com funcionários sendo direcionados para outras funções.

O encerramento das bilheterias é motivo de crítica dos passageiros. Usuários entrevistados pela reportagem na última terça-feira (5) relataram diversos problemas no funcionamento das máquinas.

A reportagem flagrou dois totens de autoatendimento na estação Tietê do metrô, que estavam sem papel para impressão do bilhete digital. Outra queixa foi de que a impressão borra e deixa de ser aceita nas catracas em caso de contato com o álcool em gel passado nas mãos.

Procurada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos informou que desde o dia 4 de outubro mantém uma equipe para auxiliar passageiros nas estações em que as bilheterias serão desativadas. A pasta explicou que o cidadão será avisado com sinalizações especiais, tanto nas bilheterias como em toda a estação. "Nos canais digitais, haverá uma 'landing page' com as explicações necessárias e os perfis nas redes sociais irão sanar todas as dúvidas que possam aparecer". Além disso, uma campanha digital geolocalizada também irá impactar o cidadão pelas redes sociais e por SMS, pontuou a secretaria.*ONDE COMPRAR- Máquinas de autoatendimento nas estações (aceitam cartão de débito e dinheiro);- Lojas credenciadas no entorno das estações (aceitam cartão de débito e crédito, e dinheiro);- Aplicativo Top (aceita cartão de débito e crédito; máximo de dez bilhetes, sem prazo para expirar; WhatsApp do Top (11 3888-2200); pagamento pelo Pix com máximo de cinco bilhetes, sem prazo para expirar).

Fonte: Governo de São Paulo, Metrô e CPTM

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad